O protocolo e a precedência nas representações ritualizadas do Presidente da República francesa - De uma forma de comunicação política a uma representação simbólica do poder
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5294Palavras-chave:
Imaginário, política, sociedadeResumo
O autor postula que, nas práticas do poder, desde os tempos da corte, o protocolo e a precedência acompanham a lenta modificação das sensibilidades. Elaboramse novas relações entre os homens com novas regras de comportamento. Para ele, pode-se considerar que as práticas representativas e ritualizadas do poder são ao mesmo tempo projeção e espelho. Projeção de valores e de normas de um poder visível que mascara sua força e sua violência sob os códigos das representações. Espelho porque representações do poder são uma espécie de referência reflexiva de práticas similares (idéia de paradigma institucional).Downloads
Referências
ABÉLÈS, Marc. Anthropologie de l’etat. Paris: Armand Colin, 1990.
DELOYE, Y.; HAROCHE, C. , & IHL, O. Le protocole ou la mise en forme de l’ordre politique. Paris: L’Harmattan, 1996.
ELIAS, Norbert. La civilisation des mœurs. Paris: Agora, 1985.
______. La société de cour. Paris: Champs Flammarion, 1985.
______. Qu’est-ce que la sociologie? Paris: Editions de l’Aube, 1970.
FLEURDOGE, Denis. La circulation des symboles dans les rituels et les représentations du politique. Usages, détournement, appropriation. Symboles et symbolismes. In: Les cahiers de l’Imaginaire, Montpellier: Presses Universitaires de la Méditerranée, Ed. 22, p. 29-40, 2007.
RIVIÈRE, Claude. Les liturgies politiques. Paris: PUF, 1995.
______. Les rites profanes. Paris: PUF, 1995.
SIMMEL, Georg. Sociologie et épistémologie. Paris: PUF, 1981.
______. Sociologie. Paris: PUF, 1998.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.