A renovação da Pós-Graduação em Comunicação no Rio Grande do Sul

desafios e potencialidades para o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.48878

Palavras-chave:

Mercado e academia, Internacionalização, Inserção regional, Presente e futuro da pós-graduação

Resumo

Os últimos anos foram marcados por uma reconfiguração do cenário da pós-graduação, também na área de Comunicação no Rio Grande do Sul: fechamento e abertura de cursos, quando não reformas tanto do quadro docente como das linhas de pesquisa. Novas tendências despontam, entre elas um movimento de interiorização e outro de profissionalização da pós-graduação. A comunidade de pesquisadores volta seus esforços para atender demandas conectadas a indicadores de “impacto social”, “inserção regional” e “internacionalização”. Para onde vamos? A presente publicação reúne pontos de vista sobre o assunto dos atuais coordenadores dos programas da PUCRS, UFRGS, UFSM e UNIPAMPA, além de contar com a representação da direção da COMPÓS e do comitê de área no CNPq

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Max Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Professor da PUCRS, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social desde 2025. Fundador do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade FEEVALE, tendo sido coordenador de 2019 a 2024. Líder do Cluster GameRS.

Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Professor da UFRGS, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação desde 2023, e antes de 2017 a 2019. Ex-docente da FEEVALE, UCS e UCPel. Vice-Presidente da Abrapcorp entre 2010 e 2012. Pesquisador de Produtividade do CNPq.

 

Aline Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Professora da UFSM, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação desde 2024. Professora Visitante pelo CAPES PrInt na Södertörn University, Suécia. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Circulação Midiatizada.

Gabriel Sausen Feil, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), São Borja, RS, Brasil.

Professor da UNIPAMPA, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa desde 2022. Integrante da Comissão de Implantação do Mestrado Profissional em 2016. Líder do grupo de pesquisa do CNPq texto.

Raquel Recuero, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Professora da UFPel, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Letras, bem como no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Coordenadora do MIDIARS. Pesquisadora de Produtividade do CNPq, sendo membro de Comitê Assessor pela área de Comunicação.

Ana Paula Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Professora da UFRGS, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação desde 2024. De 2019 a 2024, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. Vice-Presidente da COMPÓS no biênio 2025-2027.

Otávio Daros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil [Entrevistador e organizador].

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, enquanto Pesquisador de Pós-Doutorado do CNPq e da CAPES desde 2023. Pesquisador Visitante da UdelaR, FU Berlin, UGent e outas. Editor Assistente da Revista FAMECOS.

Referências

HAUSSEN, Doris Fagundes et al. A criação da Pós-Graduação em Comunicação no Rio Grande do Sul: desvelando o protagonismo feminino. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 25, n. 1, 2025. https://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.48855 DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.48855

MACHADO DA SILVA, Juremir et al. O desenvolvimento da Pós-Graduação em Comunicação no Rio Grande do Sul: entre continuidades e rupturas. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 25, n. 1, 2025. https://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.48873 DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.48873

ROMANCINI, Richard. O campo científico da Comunicação no Brasil: institucionalização e capital científico. 505 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Como Citar

Pinheiro, C. M., Baldissera, R., Dalmolin, A., Feil, G. S., Recuero, R., Rosa, A. P., & Daros, O. (2025). A renovação da Pós-Graduação em Comunicação no Rio Grande do Sul: desafios e potencialidades para o futuro. Revista FAMECOS, 32(1), e48878. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.48878

Edição

Seção

30 anos de Pós-Graduação em Comunicação no RS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)