Subvertendo o galã: Tarcísio Meira no cinema e na televisão
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46952Palavras-chave:
estudos atorais, star studies, história e estética do cinemaResumo
Este artigo busca estudar o jogo atoral e as manifestações da persona de Tarcísio Meira no cinema e na televisão. Meira foi o primeiro herói da televisão brasileira, cujo “texto estelar” foi construído com base em valores edificantes e determinados. Mais tarde, cinema e televisão se esmeraram em desconstruir esses valores, dando-lhe possibilidades de aparecer de formas distintas do personagem do mocinho ou do galã. Analisaremos a formação dessa persona, via tipos de personagens e modos de estar em cena e, também, como filmes e novelas desconstruíram o tipo ideal através de inserção do corpo do ator em procedimentos de mise en scène típicos do cinema moderno.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Televisão, consciência e indústria cultural (1963). In: COHN, Gabriel (org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 1987.
BARTHES, Roland. Mythologies. Paris: Ed. Du Seuil, 1957.
BUTLER, Jeremy G. Introduction. In: Star Texts. Images and Performance in Film and Television. Detroit: Wayne State University Press, 1991. p. 7-19.
CAVELL, Stanley. Pursuit of Happiness. Hollywood and the Comedy of Remarriage. Cambridge: Harvard University Press, 1984.
CUSTEN, George F. Bio/pics: How Hollywood Constructed Public History. New Brunswick: Rutgers University Press, 1992.
DEL PICCHIA, Pedro. MURANO, Virginia. Entrevista a Glauber Rocha. In: Glauber, o Leão de Veneza. São Paulo: Escrita, 1982.
DENNISON, Stephanie. The new Brazilian Bombshell: Sônia Braga, race and cinema in the 1970’s. In: DENNISON, Stephanie: LIM, Song Hwee (org.). Remapping World Cinema: Identity, culture and politics in film. London: Wallflower Press, 2006. p. 135-143.
ELLIS, John. Visible fictions. Cinema: television: video. New York: Routledge, 1989.
ELLIS, John. Stars as a Cinematic Phenomenon. In: BUTLER, Jeremy G. Star Texts. Images and Performance in Film and Television. Detroit: Wayne State University Press, 1991. p. 300-332.
HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado – a sociedade na novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
IAMPOLSKI, Mikhail. Visage-masque et visage-machine. In: ALBERA, François (org.). Vers une théorie de l’acteur. Lausanne: L’Age d’Homme, 1994. p. 25-38.
ITAMARATI vira estúdio de filme de Dom Pedro I. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 8 abr. 1972, p. 17. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/030015_09/54431. Acesso em: 9 set. 2024.
JUNG, Carl Gustav. Types Psychologiques. Genebra: Georg & Cie., 1958.
KLEINA, Olivia Baldissera de Souza. O imperador galã que nos deu a independência: a representação de D. Pedro I no filme Independência ou Morte (1972). 2022. 218 p. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022. Disponível em: https:// acervodigital.ufpr.br/handle/1884/75089. Acesso em: 4 out. 2024.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MORIN, Edgar. As estrelas – Mitos e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Moderna, 1998.
PARANAGUA, Paulo. A la recherche d’um star sytem. In: PARANAGUA, Paulo (org.). Le cinema brésilien. Paris: Centre Pompidou, 1987. p. 199-211.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart. SACRAMENTO, Igor. Anos 1970. A televisão em tempos de modernização. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart. SACRAMENTO, Igor. ROXO, Marco (org.). História da televisão no Brasil. Do início aos dias de hoje. São Paulo: Contexto, 2010. p. 107-156.
ROCHA, Glauber. Revisão Crítica do Cinema Brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
RIVIÈRE, Nathalie. Contre-emploi. In: AMIEL et al. (org.). Dictionnaire critique de l’acteurs. Rennes: PUR, 2012.
SCHATZ Thomas. Hollywood Genres, formulas, filmmaking and studio system. New York: Random House, 1981.
SOBRAL, Luís Felipe. Bogart duplo de Bogart. Pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-1946. São Paulo: Terceiro Nome, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.