Gestos videográficos, gestos performáticos

pistas para compreender as negociações com a cultura de plataformas nas encenações audiovisuais de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46714

Palavras-chave:

cultura audiovisual, videografia, performance, plataformização.

Resumo

Refletir sobre a cultura audiovisual no contexto de plataformização requer compreender as ambiências digitais enquanto espaços onde gostos, desejos e subjetividades são produzidos a partir da encenação do si mesmo e do investimento nas audiovisualidades. Com isto em mente, este artigo investiga as negociações dos produtores de conteúdo com as estéticas audiovisuais e governanças das plataformas digitais. Para tal, propõe-se um investimento teórico que é friccionado com um mapeamento das produções de vídeo-ensaístas no YouTube. Primeiro, articula-se frentes teóricas sobre a audiovisualidade em rede com debates sobre performance e produção do self, conectando gestos de interação nas plataformas, composição em vídeo e gestos corporais, compreendendo que essas imbricações entre gestos de diferentes ordens agenciam a videografia por um estatuto da performance. Indo adiante, considera-se a importância das narrativas sobre capitalização e monetização dos audiovisuais para as demandas por coerência que regulam performances em rede, destacando como as regulações constantes das plataformas influenciam os gestos videográficos e performáticos desempenhados pelos sujeitos. Por fim, sintetiza-se os cruzamentos teóricos desenvolvidos em formas de pistas conceituais, que, juntas, podem ser operacionalizadas para investigar os gestos videográfico-performáticos da cultura audiovisual no contexto das plataformas digitais.

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Biografia do Autor

Daniel de Andrade Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE, Brasil

Doutor e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil, na linha de pesquisa Estética e Culturas da Imagem e do Som. Especialista em Sistema Laban/Bartenieff de estudos do movimento pela Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, pela UFPE. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPOP), na UFPE. Professor substituto no Núcleo de Design e Comunicação do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil.

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Publicado

2025-03-06

Como Citar

de Andrade Lima, D. (2025). Gestos videográficos, gestos performáticos: pistas para compreender as negociações com a cultura de plataformas nas encenações audiovisuais de si. Revista FAMECOS, 32(1), e46714. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46714