Rapsódia norteña
um ensaio sobre a música pré-existente na Trilogia de Salta, de Lucrecia Martel
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45990Palavras-chave:
Lucrecia Martel, Trilogia de Salta, música pré-existente.Resumo
Este ensaio parte de uma decupagem hermenêutica dos momentos em que a música intervém nos filmes O pântano (La Ciénaga, 2001), A menina santa (La niña santa, 2004) e A mulher sem cabeça (La mujer sin cabeza, 2008), da cineasta Lucrecia Martel, que conformam o que conhecemos como Trilogia de Salta. Em seguida, em diálogo com a fortuna crítica sobre a produção da diretora e sobre a utilização da música pré-existente no cinema contemporâneo, defendemos que sua obra contém marcadores geoculturais de um projeto de musicalização sofisticado, engenhoso e singular, que revela e demarca um território relacionado à sua origem e à sua infância na cidade de Salta, onde nasceu em 1966.
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