Entre hostilidades e prazeres efêmeros

racionalização instrumental e sofrimento psíquico no trabalho de publicitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.44933

Palavras-chave:

capitalismo neoliberal, gestão flexível, racionalização instrumental/do desejo, sociologia clínica, pesquisa narrativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os nexos entre a lógica do capitalismo neoliberal, a racionalização instrumental, que marca o modelo de gestão dominante nesse sistema econômico, e o sofrimento psíquico no trabalho. Foram utilizados aportes teóricos da sociologia crítica, da sociologia clínica e da psicodinâmica do trabalho para abordar o entrelaçamento das dimensões macrossocial, mesossocial e microssocial desse fenômeno e compreender a adesão dos indivíduos que vivenciam o sofrimento psíquico nas organizações. Uma pesquisa qualitativa, com base em 12 narrativas de vida, foi empreendida com profissionais de publicidade da cidade de São Paulo. Essa categoria foi escolhida porque, na dimensão macrossocial, ela é responsável pela comunicação que sustenta a reprodutibilidade do sistema econômico; na dimensão mesossocial, as agências espelham as tensões da concorrência do mundo empresarial; e na dimensão microssocial, a relação de trabalho no setor é permeada pela informalidade e pela criatividade. Os achados da pesquisa evidenciam que, diante do crescente individualismo e competitividade que marcam o capitalismo neoliberal, os trabalhadores projetam ideais pessoais no quadro organizacional, racionalizando seu desejo em prol das metas das empresas. Consequentemente, eles extrapolam os seus limites físicos e psíquicos. A investigação também mostrou que, ao delegar responsabilidade e autonomia para os trabalhadores, a gestão flexível funciona como agente estressor na dinâmica da psiqué no contexto contemporâneo.

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Biografia do Autor

Carmen Ligia Cesar Lopes Torres, Centro Universitário FEI, São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI, em São Paulo, SP, Brasil; pós-doutoranda em Sociologia do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; mestre em ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pelo Instituto Unificado Paulista (UNIP), em São Paulo, SP, Brasil.

Pedro Jaime, Centro Universitário FEI, São Paulo, SP, Brasil.

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; doutor em Sociologia e Antropologia pela Université Lumière Lyon 2, em Lyon, França; mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Centro Universitário FEI, em São Paulo, SP, Brasil e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, SP, Brasil.

Mariana Lima Bandeira, Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Ecuador, Quito, Equador.

Doutora em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; pós-doutorado em Administração pelo Centro Universitário FEI, em São Paulo, SP; pós-doutorado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; graduada em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora da Universidad Andina Simón Bolívar, em Quito, no Equador.

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Cesar Lopes Torres, C. L., Pedro Jaime, & Lima Bandeira, M. (2025). Entre hostilidades e prazeres efêmeros: racionalização instrumental e sofrimento psíquico no trabalho de publicitários. Revista FAMECOS, 32(1), e44933. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.44933

Edição

Seção

Publicidade e Propaganda