Experimentações ecológicas
os filmes de Rose Lowder
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44861Palavras-chave:
cinema francês, filme experimental, ecologiaResumo
O objetivo deste artigo é destacar o aspecto ecológico na obra da cineasta Rose Lowder. Seus filmes são fi lmados ao ar livre, na natureza, e visam modifi car a percepção visual e a representação baseada em imagens, colocando em primeiro plano a materialidade do meio fílmico. Sua filmografia, caracterizada pelo uso de técnicas únicas de filmagem e edição, é notável por seu cálculo em relação às possibilidades criativas. Os parâmetros de investigação delineados neste estudo são os procedimentos fílmicos que enfatizam as qualidades estéticas e ecológicas da obra desta artista.
Downloads
Referências
BEAUVAIS, Yann. Media City Film Festival, 2018. Disponível em: https://mediacityfilmfestival.com/festival-film/23rd-edition-media-city-film-festival/international-competition-2. Acesso em: 26 fev. 2023.
DELGADO, Mónica. Rose Lowder: “I would like to dispense with the flicker in my works”. In: Desistfilm. [S. l.], 2018. Disponível em: http://desistfilm.com/rose-lowder-i-would-like-to- dispense-with-the-flicker-in-my-works. Acesso em: 15 fev. 2023.
GIDAL, Peter. Materialist Film. New York: Routledge Library Editions: Cinema, 1989.
LOWDER, Rose. L’environnement, les films et moi-même. In: MURARI, Lucas; NOCE, Elio Della (org.).Expanded Nature – Écologies du cinéma expérimental.Paris: Light Cone Editions, 2022. p. 121-128.
LOWDER, Rose. Propos sur la couleur à partir des Bouquets. In: BRENEZ, Nicole; MCKANE, Miles (org.). Poétique de lacouleur: anthologie. Paris: Auditorium du Louvre: Institut de L’Image, 1995. p. 147-148.
LOWDER, Rose. Rose Lowder. San Francisco: Canyon Cinema catalogue, 2011. Disponível em: https://canyoncinema.com/catalog/film/?i=1589. Acesso em: 26 fev. 2023.
LOWDER, Rose; SUDRE, Alain-Alcide. L’image en mouvement: 25 ans d’activité pour la défense du cinema comme art visuel. Avignon: AFEA, 2002.
LOWDER, Rose. Recollections. In: ROSE by Rose Lowder. Paris: Light Cone Editions, 2015.
MACDONALD, Scott. A Critical Cinema 3: Interviews with Independent Filmmakers. Berkeley: University of California Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520919389
MACDONALD, Scott. Rose Lowder Interviewed. Millenium Film Journal, [S. l.], n. 30/31, Autumn, 1997. Disponível em: https://millenniumfilmjournal.com/. Acesso em: 26 fev. 2023.
MACDONALD, Scott. The Garden in the Machine – A Field Guide to Independent Films about Place. Los Angeles: University of California Press, 2001. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2014. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520926455
MICHAUD, Philippe Alain. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
MURARI, Lucas. Entrevista com Rose Lowder. In: WIEDMANN, Sebastian (org.). Hambre – espacio cine experimental, Buenos Aires, 1 set. 2017. Dossier Intervalos aberrantes. Disponível em: hhttps://hambrecine. com/2017/09/01/intervalos-aberrantes. Acesso em: 26 fev. 2023.
ORTEGA, Marcos. From one moment to another: Rose Lowder. In: Experimental Cinema – news and resources on experimental films. [S. l.], 6 Oct. 2016. Disponível em: https://expcinema.org/site/en/events/mumabox-%20-49-one-moment-another-rose-lowder. Acesso em: 20 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.