Olha quem está falando!

Tensões entre visibilidade e audibilidade no protagonismo infantil digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43240

Palavras-chave:

youtubers mirins, visibilidade e infância, vozes das crianças, protagonismo infantil

Resumo

Este artigo se origina de pesquisa mais ampla que analisa de que modo o conteúdo noticioso on-line enquadra a visibilidade de crianças youtubers. A proposta geral é compreender em que medida o protagonismo digital delas torna suas vozes mais audíveis quanto a suas demandas geracionais, no debate público. Para tanto, a investigação apresenta uma análise de conteúdo aplicada a uma amostra de 52 notícias publicadas em páginas da internet brasileira, entre 2017 e 2019. Os resultados parciais indicam que as matérias analisadas reconhecem as crianças como sujeitos e atores de uma dinâmica social. No entanto, os assuntos pautados tendem a vincular suas vozes a marcadores sociais fortemente alinhados a valores neoliberais, restringindo essa cobertura a aspectos como fama e riqueza.

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Biografia do Autor

Renata Tomaz, Fundação Getulio Vargas (FGV), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora adjunta da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; pesquisadora pós-doc do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Tomaz, R. (2023). Olha quem está falando! Tensões entre visibilidade e audibilidade no protagonismo infantil digital. Revista FAMECOS, 30(1), e43240. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43240

Edição

Seção

Cibercultura