Entre o Perdão e o Testemunho:
Vann Nath e as imagens reminiscentes do genocídio cambojano
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42898Palavras-chave:
Imagens reminiscentes, Testemunho, PerdãoResumo
O presente artigo aproxima algumas concepções filosóficas acerca do perdão e do testemunho à experiência fílmica de Vann Nath, um pintor e sobrevivente do genocídio cambojano perpetrado pelo Khmer Vermelho entre 1975 e 1979. Nath que é o fio condutor do documentário S21 – A máquina da morte do Khmer Vermelho (2003), de Rithy Pahn, cuja narrativa propõe um confronto entre vítimas e vitimários, todos expostos igualmente, sem pré-julgamentos. Na obra a figura de Vann Nath parece ofertar vida ao impossível: um gesto de perdão e reconciliação face a face com os perpetradores. S21 tematiza as pinturas de Nath, imagens reminiscentes aqui compreendidas como marcas do testemunho do genocídio, na medida em que retratam de forma singular as torturas e violações impostas aos cidadãos do Camboja feitos prisioneiros àquela época; mas não só, atualizam, no presente, a confrontação com o genocídio enquanto fissura inesquecível, (im)perdoável.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). São. Paulo: Boitempo, 2008.
AMANCIO. Felipe. O difícil e o im-possível: o perdão segundo Ricoeur e Derrida. In Revista Tabuleiro de Letras, v.14, n.02 (pp. 130-145), 2020.
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia de Bolso; 2008.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
BENJAMIN, Walter. Surrealismo: o último instantâneo da inteligência europeia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 8ª ed. Revista. São Paulo: Brasiliense, p. 37-50, 2012. (Obras escolhidas, vol. 1).
CELAN, Paul. (1967). Cinzoglória. Tradução de Piero Eyben. In: MICHAUD, G. Aschenglorie, de Paul Celan: “ponto de intraductibilidade”, as questões de uma tradução “relevante” de Jacques Derrida. Cerrados V. 21, nº. 33, 2012, pp. 275-310.
DE GREIFF, Pablo. Debate a partir del texto Política y perdón, de Jacques Derrida. IN: CHAPARRO, A. (org.). Cultura política y perdón. Bogotá: Centro Editorial Universidad del Rosario, 2002.
DELEUZE, Gilles. Para dar um fim ao juízo. In DELEUZE, G. Crítica e clínica (pp. 143-153). São Paulo: Ed. 34, 1997.
DERRIDA, Jacques. El siglo y el perdón. Fé y saber. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 2003.
DERRIDA, Jacques. El tocar, Jean-Luc Nancy. Buenos Aires: Amorrortu, 2011.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx - o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
DERRIDA, Jacques. La parole: donner, nommer, appeler. In D’ALLONNES, M. R.; AZOUVI, F. (Orgs.). Paul Ricoeur (pp. 19-25). Paris: Éditions de l’Herne, 2004.
DERRIDA, Jacques. Política y perdón. In CHAPARRO, A (Org.). Cultura política y perdón (pp. 19-37). Bogotá: Centro editorial Universidad del Rosario, 2002.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
HATZFELD, Jean. Una temporada de machetes. Barcelona: Editorial Anagrama, 2013.
HIRSCH, Marianne. The generation of postmemory: writing and visual culture after the Holocaust. Columbia, SC: Columbia Press University, 2012.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Le Pardon. Paris: Aubier-Montaigne, 1967.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Traité des vertus. Le sérieux de l’intention. Tome I. Paris: Flammarion, 1983.
LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. São Paulo: Paz e Terra, 2004
LÉVINAS, Emmanuel. Difficile Liberté. Paris: Albin Michel, 1976.
LEVINAS, Emmanuel. De outro modo que ser ou para lá da essência. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. v. II. São Paulo: Edusp, 1974.
NATH, Vann. A Cambodian Prison Portrait: One Year in the Khmer Rouge’s S-21. Tailândia: White Lotus, 1998.
PAHN, Rithy., & BATAILLE, Christopher. La eliminación. Barcelona, CAT: Editorial Anagrama, 2013.
RIBEIRO, Gustavo. Graciliano Ramos e as aporias do perdão. IN: Literatura e sociedade, v.1, nº 21, pp. 43-53, 2015.
RICŒUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Éditions du seuil: Paris, 2000.
RICŒUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
RUEDA, Camila. Perdón e arrepentimiento. La experiencia de Jean Améry. IN: Ideas y valores, v. LXI, nº 148, pp. 79-89, 2012.
SOARES, Victor Dias. Entre Ricœur e Derrida: o perdão difícil e o perdão im-possível. IN: Pensando - Revista de Filosofia, V. 7, Nº 14, pp. 264-284, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.