Cinema de cozinha, metáfora do lago e fundamentos do processo criativo de Cao Guimarães

Por uma teoria do cineasta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41949

Palavras-chave:

Cao Guimarães, Cinema de cozinha, Metáfora do lago, Processo criativo, Artista contemporâneo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um breve retrato do artista e cineasta Cao Guimarães, com dados sobre sua biografia e processo de criação, além de esclarecer conceitos criados por ele e por nós atualizados como “cinema de cozinha” e “metáfora do lago”. A partir da análise de sua trajetória artística e da compreensão do cineasta sobre seu próprio trabalho, apresentamos nossa percepção de Cao Guimarães enquanto “artista contemporâneo”, como aquele que parte das potências de linguagem camufladas nos detalhes mais ínfimos, materiais com os quais irá trabalhar para abri-los a um novo possível uso, a novos modos de perceber e sentir, a serem partilhados com aqueles que entram em contato com as obras. O que imprime em seu trabalho um caráter eminentemente político, desabilitando as funções meramente informativo-comunicacionais relacionadas aos nossos sentidos e nos possibilitando novas formas de perceber e sentir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, GO, Brasil.

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Goiânia, GO, Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Arte, Inoperatividade, Política. In: GUERREIRO, António. Crítica do contemporâneo: política. Conferências internacionais, Serralves, 2007. p. 39-49.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. p. 55-73.

CARVALHO, Maria Luiza Melo. Novas travessias: contemporary brazilian photography. London: Verso, 1996.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida – cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

DARDOT, Marilá; GUIMARÃES, Cao. Correspondências. In: FERREIRA, Glória; PESSOA, Fernado (org.). Seminários Internacionais Museu Vale (4: 2009: Vila Velha, ES) - Criação e Crítica. Vila Velha, ES: Museu Vale, 2009. p. 144-161.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

DUBOIS, Philippe. A foto-autobiografia: a fotografia como imagem-memória no cinema documental moderno. Revista Imagens, Campinas, n. 4, 1995.

GUIMARÃES, Cao. Cinema de cozinha. In: Cao Guimarães. [S. l.], out. 2008. Disponível em: http://www.caoguimaraes.com/page2/artigos/artigo_22.pdf. Acesso em: 16 mar. 2009.

GUIMARÃES, Cao. Documentário e subjetividade: uma rua de mão dupla. In: Itaú Cultural. Sobre fazer documentários. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. p. 68-73.

GUIMARÃES, Cao. Entrevista com Cao Guimarães. [Entrevista cedida a] Revista de Cinema. Revista de Cinema, São Paulo, ago. 2005. Disponível em: https://www.caoguimaraes.com/wordpress/wp-content/uploads/2012/12/revista-de-cinema-agosto-2005.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.

CAO GUIMARÃES: FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO OU VIDEOARTE? Entrevistador: Marco Lacerda. Entrevistado: Cao Guimarães. Belo Horizonte: Programa FrenteVerso, Rádio Inconfidência FM, 22 nov. 2010. Programa de Rádio. Disponível em: https://domtotal.com/entrevistas/detalhes.php?entId=90. Acesso em: 29 jul. 2022.

GUIMARÃES, Cao. Não ficção em novos termos. Revista de Cinema, São Paulo, ed. 68, jul. 2006. Disponível em: http://www.caoguimaraes.com/page2/artigos/ent_07.pdf. Acesso em: 16 mar. 2009.

MARTINHO, Teté. Biografia comentada – FF>>Dossier 019>>Cao Guimarães. Associação Cultural Videobrasil, São Paulo, jun. 2006. Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier019/bio.asp. Acesso em: 16 jul. 2009.

MARTINHO, Teté. Entrevista – FF>>Dossier 019>>Cao Guimarães. Associação Cultural Videobrasil, São Paulo, jun. 2006. Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier019/entrevista.asp. Acesso em: 16 jul. 2009.

MIGLIORIN, Cezar. A superfície de um lago – bate-papo com Cao Guimarães. Entrevistado: Cao Guimarães. Revista Cinética: cinema e crítica, Rio de Janeiro, dez. 2006. Disponível em: http://www.revistacinetica.com.br/entrevistacaoguimaraes.htm. Acesso em: 16 mar. 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Ed. 34, 2009.

SENRA, Stella. Como animais que morrem. Devires, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, jan./jun. 2007.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinema e poéticas de subjetivação. In: BARTUCCI, Giovanna (org.). Psicanálise, Cinema e Estéticas de Subjetivação. Rio de Janeiro, Imago, 2000. p. 71-99.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Almeida, R. de. (2022). Cinema de cozinha, metáfora do lago e fundamentos do processo criativo de Cao Guimarães: Por uma teoria do cineasta. Revista FAMECOS, 29(1), e41949. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41949

Edição

Seção

Cinema