Experiências midiatizadas de escuta
Como o rádio se insere no ecossistema midiático atual
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.37141Palavras-chave:
Rádio, Experiência midiatizada de escuta, Podcast, Mídia sonora, MidiatizaçãoResumo
Este artigo apresenta o conceito de “experiências midiatizadas de escuta”, isto é, as vivências e ações dos indivíduos relacionadas ao consumo de produções sonoras em diferentes meios, como o rádio hertziano, streaming musical e podcasts. A partir dessa descrição, o rádio é avaliado como uma entre várias experiências disponíveis no ecossistema midiático contemporâneo, impactado pelos processos de midiatização profunda que transformam as relações entre pessoas e mídias. O consumo midiático via sistemas na internet, amparado na geração e gestão de dados dos usuários, se tornou processo interacional de referência. Assim, as mídias ocupam espaço singular na construção da realidade. Ao focarmos a “experiência”, abrem-se novas possibilidades de compreensão da mídia sonora. Portanto, torna-se relevante observar como a indústria radiofônica está se adaptando ao novo contexto. Para isso, são apresentados resultados de uma pesquisa recente, conduzida em três diferentes regiões brasileiras. Conclui-se que, apesar de relevantes, os investimentos na experiência do ouvinte ainda são limitados.
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