A imagem pública de Sérgio Moro

Valores em disputa no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37097

Palavras-chave:

Figuras públicas, Imagem pública, Sérgio Moro

Resumo

O presente trabalho analisa a constituição da imagem pública de Sérgio Moro, ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, no contexto de sua atuação na Operação Lava Jato e de sua ascensão ao governo federal. Apoiadas na discussão sobre imagem pública, celebrização (e celebrização da política, analisamos a construção da imagem de Moro em textos publicados pelo Laboratório de Análise de Acontecimentos (GrisLab) e pelas revistas Veja e Carta Capital. Buscamos apreender os sentidos agregados à imagem desta figura pública, valores e disputas simbólicas a ela associados. A análise mostra que, por um lado, a imagem de Moro é vinculada a valores como competência, seriedade, zelo, dedicação, probidade e honestidade. Por outro, é relacionada a uma atuação parcial e seletiva na aplicação da Justiça, além de ao desrespeito à legalidade em ações politicamente motivadas.

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Biografia do Autor

Terezinha Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em Comunicação pela Universidade Paris, Nanterre, França e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil (cotutela); professora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Paula Guimarães Simões, Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Silva, T., & Simões, P. G. (2021). A imagem pública de Sérgio Moro: Valores em disputa no contexto brasileiro. Revista FAMECOS, 27(1), e37097. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37097

Edição

Seção

Mídia e Cultura