Marilyn, os intelectuais e a indústria
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3452Palavras-chave:
Intelectuais latino-americanos, modernidade, telenovela colombianaResumo
O artigo tem como objetivo responder a pergunta que se fazem Martín Barbero e Germán Rey: Por que os intelectuais latino-americanos têm um olhar negativo ao abordar os problemas culturais e em especial os relativos à televisão?Argumentar-se-á que o chamado “olhar negativo” se configura a partir de um preconceito a respeito do que é um intelectual, de um imaginário social que se originou no devir da cultura ocidental. Tal assunto pode-se registrar a partir da hegemonia do mundo cristão no ocidente que se intensifica com o surgimento da modernidade. Tal situação, “o olhar negativo”, se caracteriza pela separação entre o pensar e a vida cotidiana. Finalmente, evidencia-se uma visão sobre uma telenovela colombiana tal qual acontece no âmbito da televisão.Downloads
Referências
ADORNO, Horkheimer. Dialéctica del iluminismo. Buenos Aires: Sur, 1971.
______. Crítica cultural y sociedad. Barcelona: Ariel, 1973.
JONATAN, Alzuru. El problema de la alpargata en la modernidad, En: Diversidades. Caracas: Ceprosod, 1991.
REY G., Barbero M. Los ejercicios del ver. Barcelona: Gedisa, 1999.
BARRIO, arrio, Leoncio. La Escuela de Francfort y la crisis cultural de nuestro tiempo, En: Industria Cultural. Caracas: Litterae Editores, 1999.
FOUCAULT, Michel. La hermenéutica del sujeto. México: F.C.E, 2004.
HADOT, Pierre. ¿Qué es la filosofía antigua?. México: F.C.E, 1998.
MARCUSE, Herbert. Razón y revolución. Madrid: Alianza, 1971.
MAFFESOLI, Michel. El nomadismo. Vagabundeos iniciáticos. México: F.C.E., 2004.
VATTIMO, Gianni. Posmodernidad: ¿Una sociedad transparente? En: En torno a la posmodernidad. Bogotá: Anthropos, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.