Brasil: da identidade à marca
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3435Palavras-chave:
Identidade, Nacionalidade, ConsumoResumo
Com o título “Brasil: da identidade à marca”, busca-se evidenciar, na trajetória brasileira, o pensamento da nação como um “construto” que, após estar longamente vinculado a um discurso do Estado e ao projeto nacional, hoje, liga-se progressivamente ao mercado. É esta passagem que buscaremos enfocar por meio das conexões entre corpo, moda, cultura e Brasil, tendo como pano de fundo a questão identitária, o desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e do marketing, da produção têxtil, do design e a progressiva globalização da economia.Downloads
Referências
BIVAR, Antônio. O que é Punk. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BUENO, André e GÓES, Fred. O que é Geração Beat. São Paulo: Brasiliense, 1984.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Arte no Brasil 1950- 2000: movimentos e meios. São Paulo: Alameda, 2004.
DÓRIA, Carlos. Bordado da fama: uma biografia de Dener. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 1998.
DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo; tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.
Folha de S. Paulo. Caderno Ilustrada, 3 de dezembro de 2004.
FONTENELLE, Isleide Arruda. O nome da marca: McDonald’s, fetichismo e cultura descartável. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
GOMES, Laura Graziela; BARBOSA, Lívia e DRUMMOND, José Augusto. (Orgs.). O Brasil não é pra principiantes: Carnavais, malandros e heróis, 20 anos depois. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia; prefácio Néstor García Canclini; tradução Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PALOMINO, Erika. A moda, 2 ed. São Paulo: Publifolha, 2003.
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. O que é contracultura. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.