Cultura, consumo e estereótipos: significações de estudantes do curso de educação artística

Autores

  • Graciela Ormezzano Universidade de Passo Fundo
  • Cilene Maria Potrich Universidade de Passo Fundo
  • Bibiana Friderichs Universidade de Passo Fundo
  • Lílian Cordeiro Araldi - UPF Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3423

Palavras-chave:

Cultura, Consumo, Educação

Resumo

O presente estudo faz parte de uma investigação maior que discute a influência dos estereótipos veiculados pela televisão na formação de acadêmicas do curso de Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas - LP da Universidade de Passo Fundo. Os objetivos visam investigar a percepção das participantes a respeito dos modelos estéticos humanos construídos/reproduzidos pela mídia televisiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Ormezzano, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Professorado de Escultura - Escuela Nacional de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón (1985), graduação em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas /LP - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Doutorado em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Especialização em Arteterapia em Educação e Saúde - Universidade Cândido Mendes, RJ (2002), Pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid (2009), Pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). 

Cilene Maria Potrich, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Educação Artística Lic Plena pela Universidade de Passo Fundo (1979), graduação em Lic Plena Desenho pela Universidade de Passo Fundo (1981) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular I da Universidade de Passo Fundo. 

Bibiana Friderichs, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Comunicação Social Radialismo pela Universidade de Passo Fundo (2000), graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2003), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Lílian Cordeiro Araldi - UPF, Universidade de Passo Fundo

Professora da Universidade de Passo Fundo

Referências

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Teoria da cultura de massa. S. Paulo: Paz e terra, 1969.

ALVES, G. A. O quotidiano visto através da TV. In: MESQUITA, Z.; BRANDÃO, C.R. (Org.) Territórios do cotidiano: uma introdução a novos olhares e experiências. Porto Alegre/Santa Cruz do Sul: Ufrgs/Unisc, 1995. p. 191–206.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cutrix, 1977.

_____. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BELTRÃO, L.; QUIRINO, N. de O. Subsídios para uma teoria da comunicação de massa. 2.ed. São Paulo: Summus, 1986.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 2000.

CHAUÍ, M. H. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1997.

CORREA, J. C. Comunicação e cidadania: os media e a fragmentação do espaço público nas sociedades pluralistas. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

DEFLEUR, M.; BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.

FERRÉS, J. Televisão e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GOMES, P. B. A formação de visualidade, imaginário e estereótipos. Revista da Fundarte. Montenegro, ano II, volume II, número 04, jul.–dez. 2002. p.32–40.

MACHADO, E. S. A televisão como ampliação da esfera do ser e do gosto. In: INTERCOM, CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25, 2002, Salvador. Anais. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2002.

MEIRA, M. Filosofia da criação: reflexos sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MÈLICH, J-C. Del extraño al cómplice: la educación en la vida cotidiana. Barcelona: Anthropos, 1994.

MELLO. J. M. de. Comunicação: teoria da comunicação: paradigmas latinoamericanos. Petrópolis: Vozes, 1988.

ORMEZZANO, G.; TORRES, M.C. Máscaras e melodias: duas visões em arte e educação. 2.ed. São Miguel do Oeste: Arco Íris, 2003.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Ormezzano, G., Potrich, C. M., Friderichs, B., & Cordeiro Araldi - UPF, L. (2008). Cultura, consumo e estereótipos: significações de estudantes do curso de educação artística. Revista FAMECOS, 14(32), 118–125. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3423

Edição

Seção

Significações Narrativas