Cultura, consumo e estereótipos: significações de estudantes do curso de educação artística
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3423Palavras-chave:
Cultura, Consumo, EducaçãoResumo
O presente estudo faz parte de uma investigação maior que discute a influência dos estereótipos veiculados pela televisão na formação de acadêmicas do curso de Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas - LP da Universidade de Passo Fundo. Os objetivos visam investigar a percepção das participantes a respeito dos modelos estéticos humanos construídos/reproduzidos pela mídia televisiva.Downloads
Referências
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Teoria da cultura de massa. S. Paulo: Paz e terra, 1969.
ALVES, G. A. O quotidiano visto através da TV. In: MESQUITA, Z.; BRANDÃO, C.R. (Org.) Territórios do cotidiano: uma introdução a novos olhares e experiências. Porto Alegre/Santa Cruz do Sul: Ufrgs/Unisc, 1995. p. 191–206.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cutrix, 1977.
_____. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BELTRÃO, L.; QUIRINO, N. de O. Subsídios para uma teoria da comunicação de massa. 2.ed. São Paulo: Summus, 1986.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 2000.
CHAUÍ, M. H. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1997.
CORREA, J. C. Comunicação e cidadania: os media e a fragmentação do espaço público nas sociedades pluralistas. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.
DEFLEUR, M.; BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
FERRÉS, J. Televisão e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GOMES, P. B. A formação de visualidade, imaginário e estereótipos. Revista da Fundarte. Montenegro, ano II, volume II, número 04, jul.–dez. 2002. p.32–40.
MACHADO, E. S. A televisão como ampliação da esfera do ser e do gosto. In: INTERCOM, CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25, 2002, Salvador. Anais. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2002.
MEIRA, M. Filosofia da criação: reflexos sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2003.
MÈLICH, J-C. Del extraño al cómplice: la educación en la vida cotidiana. Barcelona: Anthropos, 1994.
MELLO. J. M. de. Comunicação: teoria da comunicação: paradigmas latinoamericanos. Petrópolis: Vozes, 1988.
ORMEZZANO, G.; TORRES, M.C. Máscaras e melodias: duas visões em arte e educação. 2.ed. São Miguel do Oeste: Arco Íris, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.