Os jornalistas, a televisão e outras mídias no cinema
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3420Palavras-chave:
Cinema, Ética, Jornalistas, TelevisãoResumo
Miramos o poder de influência dos profissionais de imprensa e principalmente, a maneira como usam e abusam dessa influência na trama das suas relações sociais. Logo, nos situamos no campo de interface entre a Ética e a Comunicação. E propomos uma investigação da maneira como os profissionais de mídia, atuam no exercício do poder de informação. Todavia convém admitir, os jornalistas são apenas alguns dos componentes de um campo muito mais complexo, que abrange o rádio, a televisão e as outras mídias. Assim, buscamos atualizar um enfoque das formas diversas de comunicação sob as lentes do cinema, desde a comunicação epistolar até o rádio, a fotografia, o telefone, a televisão.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, J. Tela Total: Mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997.
BAUMAN, Z. O mal-estar na pós-modernidade. Jorge Zahar, 1998.
BERGER, C. Jornalismo no Cinema. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
FAUSTO NETO, A. Desmontagens de sentidos. Leitura dos discursos midiáticos. João Pessoa: Ed. UFPB, 2001.
MAFFESOLI, M. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, ano.
MUNIZ SODRÉ. O ethos midiático. In: _____. Antropológica do Espelho. Vozes, 2002.
ORICCHIO, L. Z. Cinema de novo. Um balance crítico da retomada. S. Paulo: Estação Liberdade, 2003.
VERON, E. La construction de l’événement. Paris: De Minuit, 1979.
TEXTOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET
BALOGH, A. Media e temporalidade. Dromoscopia e serialidade. O admirável mundo novo em ritmo de rock pauleira. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM 2004. Porto Alegre – RS. Disponível em: http://www.adtevento.com.br/intercom/resumos/R0808-1.pdf. Acesso em: 16 nov. 2005.
DINES, A. A Imprensa em questão. (Sobre o filme O quarto poder, Costa Gravas). Disponível em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/ artigos/iq050898a.htm. Acesso em: 16 nov. 2005.
_____. O show da vida: fingimos que somos livres, os jornais fingem que são imparciais. In: Observatório da Imprensa, nº 56, 05.11.98. Diposnível em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/circo/cir051198.htm. Acesso em: 16 nov. 2005.
FLORIO, M. Billy Wilder e a crítica à mídia jornalística no filme A montanha dos sete abutres. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM 2004. Porto Alegre – RS. Disponível em: http://www.adtevento.com.br/intercom/resumos/R1333-2.pdf.
OLIVEIRA, W. McLuhan como personagem de cinema. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM 2004. Porto Alegre – RS. Disponível em: http://www.adtevento.com.br/intercom/buscatrabalho.aspacao=consultar. Acesso em: 01 nov. 2005.
STEINBERGER, M. B. O Show da Vida. Truman e o espaço público mal resolvido. In: Observatório da Imprensa, nº 56, 05.11.98. Disponível em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/art051198a.htm.
TANAKA, K. K. Espectadores, observadores ou coadjuvantes? In: OI, 05.11.98. Disponível em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/art051198b.htm. Acesso em: 16 nov. 2005.
TRAVANCAS, I. O jornalista como personagem de cinema. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM 2001. Campo Grande – MS. Disponível em: http://www.adtevento.com.br/intercom/buscatrabalho.asp?acao=consultar. Acesso em: nov. 2005.
ADORO CINEMA. Disponível em: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/
default.asp.
JORNALISTAS NÃO PRESTAM NO CINEMA. In: Observatório da Imprensa. 26.07.2005. Disponível em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=339MON002/
INSTITUTO GUTEMBERG. Cine Gutemberg. Jornalismo e Jornalistas no enredo dos filmes. Disponível el: http://www.igutenberg.org/cinema.html. Acesso em: 23 out. 2005.
CONTRACAMPO. Revista de Cinema. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.