O paroxista diferente
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3407Palavras-chave:
Jean Baudrillard, Comunicação, MídiaResumo
Jean Baudrillard morreu. Mais um paradoxo na sua existência. O grande pensador francês – certamente o maior dos últimos 50 anos na capacidade de aliar originalidade de idéias e exuberância de estilo – havia denunciado num livro desconcertante “a ilusão do fim” (A ilusão do fim ou a greve dos acontecimentos, 1992). A vida não tem fim, ele costumava dizer. Os homens é que teriam inventado (ou simulado) sentidos, finalidades e até mesmo a passagem do tempo como uma ruptura. Em “A transparência do mal” (1990), ele foi ainda mais longe: “Nada, (nem mesmo Deus) desaparece mais pelo fim ou pela morte, mas somente por proliferação, contaminação, saturação e transparência...” Se Baudrillard desaparecer certamente não será por banalização, mas por excesso de lucidez e de pertinência.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. O anjo de estuque. Porto Alegre, Sulina, 2004.
_____. Power inferno. Porto Alegre, Sulina, 2003.
_____. Tela total. Porto Alegre, Sulina, 1999.
_____. Le paroxyste indifférent (entretiens avec Philippe Petit). Paris, Grasset, 1997.
_____. Le Crime parfait. Paris, Galilée, 1995.
_____. L’illusion de la fin. Paris, Galilée, 1992.
_____. La Transparence du mal: essai sur les phénomènes extrêmes. Paris, Galilée, 1990.
_____. La guerre du golf n’a pas eu lieu. Paris, Galilée, 1991.
_____. Simulacres et simulations. Paris, Galilée, 1981.
_____. Oublier Foucault. Paris, Galilée, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.