Des ‹‹Public-Relations›› aux Relations Publiques – La doctrine européenne de Lucien Matrat
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3404Palavras-chave:
Resenha, La doctrine européenne de Lucien Matrat, Ana Maria Walker Roig SteffenResumo
Em seu livro "Des 'Public-Relations' aux Relations Publiques – La doctrine européenne de Lucien Matrat", Philippe Boiry explora os fundamentos sociopolíticos das relações públicas, segundo a percepção de Lucien Matrat. Na primeira parte da obra, o autor discorre sobre a sugestão do título bilíngüe, estabelecendo o que se pode chamar de uma migração de significados desde o nascimento das relações públicas nos Estados Unidos, no início do século XX, até sua absorção pela França, por volta da década de 50, provocada pela retomada da produção industrial no período pós-segunda guerra mundial. Para Matrat, as relações públicas consolidam-se, essencialmente, no sentido da expressão "l'estratégie de la confiance", associando a díade fatos econômicos e realidades sociais para conquistar a confiança da sociedade junto às organizações.
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