Pensar o sexo: da utopia à subversão?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.29.3369Palavras-chave:
Resenha, Grégoire Niehaus, David Rumeau, SexoResumo
Desde 1999 os membros do EROSS (Equipe de Recherche sur l’Ordre Sexuel Symbolique) reunem-se para pensar o sexo. Este livro dá continuidade ao congresso organizado em Montpellier, no mês de abril de 2002, sobre o tema: “Ordem Sexual Simbólica: permanências/mudanças?” O sexo designa, em geral, a distinção do caráter físico entre os indivíduos machos e fêmeas de cada espécie. Os movimentos feministas e homossexuais elaboraram suas reflexões sobre o tema para desconstruir os saberes existentes, fonte de discriminação e preconceitos. A finalidade desta reflexão foi a produção de novos conhecimentos sobre o tema da sexualidade. A concepção da obra é orientada pela utopia e pela subversão. Entretanto, ressaltase que a riqueza destas problemáticas faz emergir três temas centrais: a teoria científica, a política e a identidade sexual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.