A obscenidade do cotidiano e a cena comunicacional contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.25.3280Palavras-chave:
Cotidiano, Visibilidade, Pós-modernidadeResumo
Está cada vez maior o interesse contemporâneo pelo comum e pela banalidade do cotidiano, o que se traduz pela exposição do ser em diversos níveis e formatos de visibilidade, como na internet e na televisão. As íntimas relações entre o cotidiano, a aparência, o artifício e a efemeridade encontram no ambiente comunicacional um exemplo extremo e grotesco, despertando fascínio e interesse em milhões de espectadores.Downloads
Referências
FELDMAN, Ilana. Intervenções "artísticas?". 2004. Disponível em: www.uol.com.br/tropico.
FONTANELLA, F. I. e PRYSHTON, A. Trocando figurinhas: sobre Orkut, frivolidades, neotribalismo e flânerie. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Intercom, 2004.
LEMOS, André. A Arte da Vida. Webcams e Diários Pessoais na Internet. Revista Comunicação e Artes: a cultura das redes, 2001.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.
______. O tempo das tribos. Rio de janeiro: Forense, 1998a.
______. Elogio da razão sensível. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998b.
______. La conquête du présent, sociologie de la vie quotidienne. Paris: Desclée de Brower, 1998c.
______. L'instant éternel. Paris: Denoel, 2000.
MAFFESOLI, Michel; MENEZES, F; SILVA, J. M. A comunicação sem fim. In: Genealogia do virtual. Porto Alegre: Sulina, 2004.
RECUERO, Raquel. O Interdiscurso construtivo como característica fundamental dos Webrings. Disponível em: http://www.pontomidia.com.br/raquel/pesquisa.
______. Teoria das redes e redes sociais na Internet: considerações
sobre o Orkut, os weblogs e os fotologs. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Intercom, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.