O pensamento visual epsteiniano: rosto, fluido e animismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32488

Palavras-chave:

Jean Epstein. Estética cinematográfica. Tempo. Animismo.

Resumo

Os escritos teóricos e os filmes de Jean Epstein frequentemente exaltam o olho da câmera e a inteligência da máquina cinematográfica. No emaranhado de caminhos que se desdobram a partir desse entusiasmo diante do dispositivo, típico das vanguardas europeias do início do século XX, tentamos identificar as bases para o pensamento visual do autor. A análise se concentra sobre a figuração do rosto humano, a lógica do fluido e o princípio animista. Trata-se de um tripé presente tanto na produção teórica como fílmica de Epstein, e essencial para compreender a relação tão cara à sua obra entre o cinema e o tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Pereira da Costa Júnior, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP)

Professor e pesquisador. Pós-doutorando em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, com passagem pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Referências

AUM ONT, Jacques. Cinégénie, ou la machine à re-monter le temps. In: AUM ONT, Jacques (org.). Jean Epstein: cinéaste, poète, philosophe. Paris: Éditions de la Cinémathèque Française, 1998. p. 87-108.

BRAKHAGE, Stan. Metáforas da visão. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983. p. 341-352.

CANUDO, Ricciotto. In: MOREL, Jean-Paul (Org.). L’usine aux images: Ricciotto Canudo, L’homme qui inventa le Septième Art. Paris: Arte Éditions, 1995. https://doi.org/10.4159/harvard.9780674726086.c12

DUBOIS, Philippe. La tempête et la matière-temps, ou le sublime et le figural dans l’oeuvre de Jean Epstein. In: AUM ONT, Jacques (org.). Jean Epstein: cinéaste, poète, philosophe. Paris: Éditions de la Cinémathèque Française, 1998, p. 267-323. https://doi.org/10.4000/books.pur.75402

EPSTEIN, Jean. Écrits sur le cinéma 1: 1921-1947. Paris: Seghers, 1974.

EPSTEIN, Jean. Écrits sur le cinéma 2: 1946-1953. Paris: Seghers, 1975.

EPSTEIN, Jean. La esencia del cine. Tradução de Elena Lerner. Buenos Aires: Galatea Nueva Vision, 1957.

FRANCASTEL, Pierre. Pintura e sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

JEANNERET, Michel. Perpetuum mobile: métamorphoses des corps et des oeuvres de Vinci à Montaigne. 2º édition revue et complétée d’une postface. Genebra: Droz S.A, 2016. https://doi.org/10.1093/fs/53.2.195

STOICHITA, Victor. Caillebotte et l’intrigue visuelle. Degrés, n. 69-70, 1992, p. 1-11.

XAVIER, Ismail. Sétima Arte: um culto moderno. São Paulo: Perspectiva, 1978.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Júnior, E. P. da C. (2019). O pensamento visual epsteiniano: rosto, fluido e animismo. Revista FAMECOS, 26(2), e32488. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32488

Edição

Seção

Cinema