O uso de dados e métodos digitais nas pesquisas em comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32473Palavras-chave:
humanidades digitais. Métodos computacionais. Comunicação.Resumo
Este artigo faz um esforço exploratório de mapear as principais implicações epistemológicas e metodológicas de recentes desenvolvimentos tecnológicos para as pesquisas da Comunicação. São eles: a popularização do computador pessoal, a da internet e o surgimento das ferramentas características da Web 2.0. A partir desse mapeamento, traçamos uma tipologia ao identificarmos tendências entre os estudos contemporâneos que fazem uso de técnicas computacionais de coleta e análise de dados, buscando indicar desafios e caminhos para evitar um possível tecnicismo de tais métodos. Nosso trabalho destaca críticas que têm surgido entre pesquisadores das ciências humanas e sociais que problematizam valores e práticas de pesquisa reforçados pelo fetiche quantitativo e deslumbramento com a era de dados abundantes que vivemos. Um dos nossos principais argumentos é o de que metodologias híbridas são umas das melhores soluções para nos beneficiarmos humanamente da virada computacional em nosso campo.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Afonso; MAGALH ÃES CARVALH O, Eleonora De; SANTOS JR., Marc elo Alves Dos. Ciberativismo no Brasil. In: DANE, Felix (org.). Internet e sociedade. Cadernos Adenauer. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2015. p. 75-95.
BAYM, Nancy K. Tune in, log on: soaps, fandom, and online community. Thousand Oaks, Calif: Sage Publications, 2000.
BERRY, David M. Introduction: Understanding digital humanities. In: BERR, David. Understanding digital humanities. London - UK: Palgrave Macmillan, 2012. Disponível em: http://public.eblib.com/choice/publicfullrecord.aspx?p=868344. Acesso em: 23 fev. 2018. https://doi.org/10.1057/9780230371934_1
BERRY, David M. Critical theory and the digital. New York/London. Bloomsbury Publishing, 2014.
BRUNS, A.; WELL ER, K.; HARRINGT ON, S. Twitter and Sports: Football Fandom in Emerging and Established markets. In: K. WELL ER et al. (ed.). Twitter and Society. New York: Peter Lang, 2014. p. 263-280.
BURGESS, Jean; BRUNS, Axel. Twitter Archives and the Challenges of “Big Social Data” for Media and Communication Research. M/C Journal, v. 15, n. 5, 11 out. 2012. Disponível em: http://journal.media-culture.org.au/index.php/mcjournal/article/view/561. Acesso em: 23 fev. 2018.
BURROWS, John. Textual Analysis. In: SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray; UNSWORTH , John (org.). A Companion to Digital Humanities. Malden, MA, USA: Blackwell Publishing Ltd, 2004. p. 323-347. Disponível em: http://doi.wiley.com/10.1002/9780470999875.ch23. Acesso em: 23 fev. 2018. https://doi.org/10.1002/9780470999875.ch23
DE BARROS FILH O, Clóvis; PRAÇA, Sérgio. Agenda Setting, Newsmaking e a Espiral do Silêncio. In: CITELL I, Adilson e outros (org.). Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2014. p. 25-35.
DIXON, Dan. Analysis Tool or Research Methodology: Is there an epistemology for patterns? In: BERRY, D. Understanding digital humanities. Palgrave Macmillan UK, 2012. p. 191-209. https://doi.org/10.1057/9780230371934_11
EITELJORG, Harrison. Computing for Archaeologists. In: SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray; UNSWORTH , John (org.). Companion to Digital Humanities. Blackwell Companions to Literature and Culture. Hardcover ed. Oxford: Blackwell Publishing Professional, 2004. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/companion/. Acesso em: 23 fev. 2018.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina; JACKS, Nilda. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hackers Editores, 2005.
GILLESPIE, Tarleton. The politics of ‘platforms’. New Media & Society, v. 12, n. 3, p. 347-364, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1461444809342738. Acesso em: 4 nov. 2019.
GITELMAN, Lisa; JACKSON, Virginia. Introduction. In: GITELMAN, Lisa (ed.). “Raw data” is an oxymoron. MIT Press: Cambridge, 2013. p. 1-14. https://doi.org/10.4074/s0336150013013100
GIGLIETT O, Fabio; SELVA, Donatella. Second Screen and Participation: A Content Analysis on a Full Season Dataset of Tweets. Journal of Communication, v. 64, n. 2, p. 260-277, 1 abr. 2014. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jcom.12085/abstract. Acesso em: 23 fev. 2018. https://doi.org/10.1111/jcom.12085
HOCKEY, Susan. The History of Humanities Computing. In: SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray; UNSWORTH , John (ed.). A Companion to Digital Humanities. Blackwell: Oxford, 2004. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/companion/. Acesso em: 23 fev. 2018. https://doi.org/10.1111/b.9781405103213.2004.00024.x
KATZ, Elihu. O Estudo da Comunicação e a imagem da sociedade. In: COHN, Gabriel (org.). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo. Nacional, 1975. p. 155-61.
KOENIG, Thomas. Routinizing Frame Analysis through the use of CAQDAS. Paper presented at The Bi-annual RC-33 meeting, Amsterdam, 17-20 ago. 2004. Disponível em: http://www.restore.ac.uk/lboro/research/case_studies/hohmann/frames_and_CAQDAS.pdf. Acesso em: 23 fev. 2018.
KOENIG, Thomas. Compounding mixed-methods problems in frame analysis through comparative research. Qualitative Research v. 6, n. 1, p. 61-76, 1 fev. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1468794106058874.
LIU, A. Where Is Cultural Criticism in the Digital Humanities? In: GOLD, M. K. (ed.). Debates In the digital humanities. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012. p. 490-509. https://doi.org/10.5749/minnesota/9780816677948.003.0049
MANOVICH, Lev. Trending: The promises and the challenges of big social data. In: GOLD, M. Debates in the digital humanities. University of Minnesota Press: Minneapolis, 2012. p. 460-475. https://doi.org/10.5749/minnesota/9780816677948.003.0047
NAPOLI, Philip; CAPLAN, Robyn. Por que empresas de mídia insistem que não são empresas de mídia, por que estão erradas e por que isso importa. Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 143-163, 2018. https://doi.org/10.17771/pucrio.acad.11435
NEUMAN, W. R. e outros The Dynamics of Public Attention: Agenda-Setting Theory Meets Big Data: Dynamics of Public Attention. Journal of Communication, v. 64, n. 2, p. 193–214, abr. 2014. Disponível em: https://academic.oup.com/joc/article/64/2/193-214/4086099. Acesso em: 23 fev. 2018. https://doi.org/10.1111/jcom.12088
PORTO, Mauro. A pesquisa sobre recepção e os efeitos da mídia: propondo um enfoque integrado. In: FERREIRA, Giovandro; MARTINO, Luiz Cláudio (org.). Teorias da Comunicação: epistemologia, ensino, discurso e recepção. Bahia: Edufba, 2007.
PRESNER, Todd. Digital Humanities 2.0: A Report on Knowledge, 2010. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.469.1435&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 23 fev. 2018.
ROGERS, Richard. The end of the virtual: digital methods. Amsterdam: University Press, 2009.
ROGERS, Richard. Digital Methods for Web Research. In: SCOTT , Robert A.; KOSSLYN, Stephan M. (org.). Emerging Trends in the Social and Behavioral Sciences. Hoboken, NJ, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2015. p. 1-22.. https://doi.org/10.1002/9781118900772.etrds0076
SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray; UNSWORTH , John. Companion to Digital Humanities (Blackwell Companions to Literature and Culture). Hardcover ed. Oxford: Blackwell Publishing Professional, 2004. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/companion/. Acesso em: 23 fev. 2018.
SILVEIRA, Fabrício. Teoria dos Usos e Gratificações. In: CITELL I, Adilson et al. (org.). Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2014. p. 459–456.
VAN DIJCK, J. Datafication, dataism and dataveillance: Big Data between scientific paradigm and ideology. Surveillance & Society, v. 12, n. 2, p. 197-208, 2014. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/surveillance-and-society/article/view/4776. Acesso em: 8 out. 2019. https://doi.org/10.24908/ss.v12i2.4776
VAN DIJCK, J. O. S. É. Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social. MATRIZes, v. 11, n. 1, p. 39-59, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1430/143050607004.pdf. Acesso em: 8 out. 2019.
VIMIEIRO, A. C. A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens. Revista Contracampo, v. 31, p. 23-59, 2014. Disponível em: http://periodicos.uff.br/contracampo/article/download/17534/11160. Acesso em: 8 out. 2019. https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i31.695
VIMIEIRO, A. C. Football supporter cultures in modern-day Brazil: Hypercommodification, networked collectivisms and digital productivity. Brisbane. Tese (Doutorado) – Faculdade de Indústrias Criativas, Queensland University of Technology, 2015. Disponível em: http://eprints.qut.edu.au/91056. Acesso em: 08 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.