Rosto na mídia e rosto como mídia: as contribuições de Hans Belting para o estudo do rosto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32442

Palavras-chave:

Rosto. Mídias. Imagem.

Resumo

Em 2013, o historiador da arte e estudioso da imagem Hans Belting publica Faces. Eine Geschichte des Gesichts, que pode ser compreendido como Faces – uma história do rosto. As pesquisas sobre o rosto, no entanto, já estavam presentes em outras obras, como Bild und Kult. Eine Geschichte des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst (Imagem e culto: uma história das imagens antes da era da arte), de 1990; Bild- Anthropologie (traduzido para o português como Antropologia da imagem), de 2001, e Das echte Bild. Bildfragen als Glaubensfragen (A Verdadeira Imagem, na edição portuguesa da editora Dafne), de 2005. O rosto é uma das imagens mais significativas e onipresentes, quer do ponto de vista mercadológico, estético, político ou religioso (BELTING, 2015; AGAMBEM, 1996; DARWIN, 2014; COURTINE; HAROCHE, 2007) e mobiliza saberes que vão da Biologia à Psicanálise, passando pelas Ciências Políticas e Arte, mas com pouca, ainda, atenção da Comunicação Social. Este artigo reflete sobre o legado de Hans Belting para o estudo do rosto “na” mídia e do rosto “como” mídia.

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Biografia do Autor

Gabriela Reinaldo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE).

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, professora do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizou estágio pós-doutoral no Departamento de História da Arte da  Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Coordena pesquisa sobre o rosto (intitulado As faces do rosto) no Imago - Laboratório de estudos de estética e imagem, ligado ao PPGCom-UFC.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Reinaldo, G. (2019). Rosto na mídia e rosto como mídia: as contribuições de Hans Belting para o estudo do rosto. Revista FAMECOS, 26(2), e32442. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32442

Edição

Seção

Mídia e Cultura