Rosto na mídia e rosto como mídia: as contribuições de Hans Belting para o estudo do rosto
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32442Palavras-chave:
Rosto. Mídias. Imagem.Resumo
Em 2013, o historiador da arte e estudioso da imagem Hans Belting publica Faces. Eine Geschichte des Gesichts, que pode ser compreendido como Faces – uma história do rosto. As pesquisas sobre o rosto, no entanto, já estavam presentes em outras obras, como Bild und Kult. Eine Geschichte des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst (Imagem e culto: uma história das imagens antes da era da arte), de 1990; Bild- Anthropologie (traduzido para o português como Antropologia da imagem), de 2001, e Das echte Bild. Bildfragen als Glaubensfragen (A Verdadeira Imagem, na edição portuguesa da editora Dafne), de 2005. O rosto é uma das imagens mais significativas e onipresentes, quer do ponto de vista mercadológico, estético, político ou religioso (BELTING, 2015; AGAMBEM, 1996; DARWIN, 2014; COURTINE; HAROCHE, 2007) e mobiliza saberes que vão da Biologia à Psicanálise, passando pelas Ciências Políticas e Arte, mas com pouca, ainda, atenção da Comunicação Social. Este artigo reflete sobre o legado de Hans Belting para o estudo do rosto “na” mídia e do rosto “como” mídia.
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