A cultura Blog: questões introdutórias
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3236Palavras-chave:
Cultura e Comunicação, Tecnologia e Sociedade, WeblogsResumo
Aos mais “integrados”, o fenômeno Blog (ou Weblog) tem sido considerado demonstração positiva da evolução da cultura da internet. Tratando-se de ferramentas de publicação on-line os blogs, há alguns anos, têm assumido o papel de noticiar visões individuais (e de pequenas coletividades), locais e especializadas sobre diversos temas. Entre os assuntos mais publicados estão as vidas privadas de seus próprios autores (blogueiros). Porém, longe de ser apenas espaço de construção e de representação de identidades individuais, este formato serve estrategicamente às produções small media. Os signos relacionados aos (e nos) Blogs falam muito mais que somente das possibilidades técnicas desta ferramenta: não só o meio é a mensagem como são também todo seu contexto e produtores.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
BENAKOUCHE, Tamara. Tecnologia e Sociedade: contra a
noção de impacto tecnológico. Cadernos de Pesquisa, n.
, CFH/UFSC, Florianópolis, set/1999.
BLOOD, Rebecca. Weblogs: A History and Perspective.
Disponível em: http://www.rebeccablood.net/essays/weblog_
history.html Acesso em: 10 de fevereiro de 2003.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: A Era da informação - economia, sociedade e cultura. v. 1, 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FEATHERSTONE, Mike. A Globalização da Complexidade: Pós-modernismo e cultura de consumo. RBCS, n. 32, ano
, out. 1996.
GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. São
Paulo: Unesp, 1991.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Campinas:
Papirus, 1996.
JONKATZ, Post. Here Comes the Weblogs. In: Slashdot.org.
Disponível em: www.directhop.com/cgi-bin/smartframe/
smartframe.cgi?http://slashdot.org/features/99/05/13/
shtml Acesso em: 15 jul. 2000.
PAZ, Carolina Rodrigues; BENAKOUCHE, Tamara.
“Co munidade EJA On-line: um ambiente Web para
integração de profissionais e pesquisadores da EJA. In: II TELECONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS, 2002, Brasília. Anais... Brasília: UCB, 2002. Disponível em: http://www.idilica.com.br/projetos.html Acesso em: 7 de set. 2002.
______. Comunidade EJA On-line: Uma Proposta para
Integração dos Profissionais e Pesquisadores da Educação
de Jovens e Adultos (EJA) na Web. 2003. 100 f. Dissertação
(Mestrado em Engenharia de Produção) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
RHEINGOLD, Howard. The Virtual Community (The Electronic
Version). 1998. Disponível em: http://www.rheingold.com/vc/
book. Acesso em: 5 mar. 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura das Mídias. São Paulo: Razão
Social, 1992.
UNESCO. Small medias, new voices. The UNESCO Courier. Paris, n. 2, fevereiro, 2000. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001187/118789e.pdf
Acesso em: 5 mar. 2002.
WINKIN, Yves. A Nova Comunicação: Da Teoria ao Trabalho
de Campo. Campinas: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.