A cultura do marketing
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3047Palavras-chave:
Comunicação, marketing, mercantilizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a cultura na sociedade contemporânea face a sua crescente mercantilização e, conseqüentemente, face ao uso de estratégias de marketing no campo artístico e cultural. Isso tendo como foco central de análise as novas relações que se estabelecem entre os diversos atores sociais envolvidos na produção, viabilização, divulgação e consumo de bens e produtos culturais: artistas, patrocinadores, agentes, mídia e público.Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BOURDIEU, Pierre & HAACKE, Hans. Livre-troca. Diálogos entre a ciência e a arte. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1995.
COLBERT, François. Le marketing des arts et de la culture. Quebec: Gaetan Morin, 1993.
DURAND, José Carlos. Arte, privilégio e distinção:artes plásticas, arquitetura e classe dirigente no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1989.
EVRARD, Yves. Le management des entreprises artistiques et culturelles. Paris: Economica, 1993.
EVRARD, Yves. Culture et marketing: Incompatibilité ou reconciliation? Première Conference International sur la Gestion des Arts. HEC-Montreal. 22-24 out, 1991
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.