Persuadir para não informar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3043Palavras-chave:
Comunicação, agenda, opinião públicaResumo
A intenção deste artigo é a de focalizar os efeitos de agenda em relação à opinião pública. Para isso, serviu de objeto de estudo a veiculação de um tema polêmico no mês de janeiro de 98, através do qual se detectaram sinais que reforçam a idéia do poder de influência processado pelos meios de comunicação social. O pesquisador Mauro Wolf faz uma análise brilhante sobre as teorias de comunicação.
Downloads
Referências
BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação: da Informação à Recepção. São Paulo: Moderna, 1995.
BAUDRILLARD, Jean. Tela Total. Porto Alegre: Sulina, 1997.
FINGER, Cristiane. A Violência na Agenda do Telejornalismo Brasileiro. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: FAMECOS/PUCRS.
GAUTHIER, A. L impact de l image. Paris: Harmattan, 1993.
GIOVANINI, Giovani. História da Comunicação.
HABERMAS, J. Raison et Legitimité. Paris: Fayard, 1978.
LEVY, M. & WINDAHL, S. The concept of audience activity. In: Media gratifications research: current perspectivas. Newbury Park, England: Sage, 1985.
McLuhan, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1979.
NOELLE-NEUMENN, Elisabeth. La Espiral del Silencio: Opinión pública: nuestra piel social. Barcelona: Paidós, 1995.
NOELLE-NEUMENN, Elisabeth. Les Sondages d”opinion. Paris: Minuit, 1966.
PATTERSON, T. The mass media election. New York: Praeger, 1980.
RÜDIGER, Francisco R. Comunicação e Teoria Social Moderna. Porto Alegre: Fênix, 1995.
TOFFLER, Alvin. A terceira Onda. Rio de Janeiro: Record, 1980.
VILCHES, Lorenzo. La Lectura de una imagen: prensa, cine, televisión. Barcelona: Paidós Comunicación, 1988.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.