Newsmaking e fotografia: um exemplo das rotinas de produção noticiosa aplicadas ao fazer fotográfico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3015Palavras-chave:
Comunicação, newsmaking, fotografiaResumo
As abordagens à produção jornalística dizem respeito, normalmente, ao texto verbal, ou, na melhor das hipóteses, tomam-no como parâmetro de linguagem para a análise do todo complexo que constitui um jornal ou uma revista. No entanto, o texto lingüístico não é senão uma parte, uma das linguagens envolvidas no sistema de significação de uma publicação jornalística; uma parte extremamente importante, bem entendido. Mas, no mínimo, outras três poderiam ser citadas de imediato: o design gráfico, a ilustração e a fotografia, cada uma dotada de especificidades que nem sempre são reconhecidas. Considerada por muito tempo como secundária, como adendo, a visualidade das notícias é determinante na construção de sentidos no jornalismo. Não é à toa que a estética de jornais e revistas se sofistica a cada dia, buscando atender públicos específicos e, assim, comunicar melhor.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: O Óbvio e o Obtuso: Ensaios Críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 11-25.
FELIZARDO, Luiz Carlos. A Técnica como Sintaxe da Imagem. Texto base da Oficina, A Técnica como Sintaxe da Imagem, ministrada durante a VI Semana Nacional de Fotografia, INFoto, em Ouro Preto, agosto de 1987.
GURAN, Milton. Linguagem Fotográfica e Informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992.
HALL, Stuart. The Determination of News Photographs. In: The manufacture of News: A Reader. Stan Cohen and Jock Young, eds. Beverly Hills, Sage, 1973. p. 176-190.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ática, 1989.
MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular: Introdução à Fotografia. São Paulo: Brasiliense/Funarte, 1984.
MOREIRA LEITE, Mirian Lifchitz. A Fotografia e as Ciências Humanas. In Boletim Informativo e Bibliográfico da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: n. 25, 1988, p. 83-90.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura das Mídias. São Paulo: Razão Social, 1992.
SCHMITT, Fernando B. A Fotografia e seus Textos: nos limites do discurso possível. 1993. Monografia (Texto de conclusão do Curso em Comunocação Social) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.