Newsmaking e fotografia: um exemplo das rotinas de produção noticiosa aplicadas ao fazer fotográfico

Autores

  • Fernando Bohrer Schmitt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3015

Palavras-chave:

Comunicação, newsmaking, fotografia

Resumo

As abordagens à produção jornalística dizem respeito, normalmente, ao texto verbal, ou, na melhor das hipóteses, tomam-no como parâmetro de linguagem para a análise do todo complexo que constitui um jornal ou uma revista. No entanto, o texto lingüístico não é senão uma parte, uma das linguagens envolvidas no sistema de significação de uma publicação jornalística; uma parte extremamente importante, bem entendido. Mas, no mínimo, outras três poderiam ser citadas de imediato: o design gráfico, a ilustração e a fotografia, cada uma dotada de especificidades que nem sempre são reconhecidas. Considerada por muito tempo como secundária, como adendo, a visualidade das notícias é determinante na construção de sentidos no jornalismo. Não é à toa que a estética de jornais e revistas se sofistica a cada dia, buscando atender públicos específicos e, assim, comunicar melhor.

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Biografia do Autor

Fernando Bohrer Schmitt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando na Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Bohrer Schmitt, F. (2008). Newsmaking e fotografia: um exemplo das rotinas de produção noticiosa aplicadas ao fazer fotográfico. Revista FAMECOS, 5(9), 98–110. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3015

Edição

Seção

Artigos