A revolução contemporânea em matéria de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3009Palavras-chave:
Comunicação, Digital, CiberespaçoResumo
A revolução contemporânea das comunicações, da qual a emergência do ciberespaço é a manifestação mais marcante, é apenas uma das dimensões de uma mutação antropológica de grande amplitude. Em primeiro lugar, tratarei de recolocar numa perspectiva histórica de longa duração o desenvolvimento da Internet e a digitalização da informação. Em segundo lugar, tentarei caracterizar a originalidade dos novos dispositivos de comunicação e abordarei alguns dos problemas políticos, econômicos e sociais resultantes da ascensão do ciberespaço. Concluirei com uma meditação poética sobre a página Web.Downloads
Referências
FERNAND Braudel. Civilisation matérielle, économie et capitalism. Paris: Armand Collin, 1979.
JOSEPH Reichholf. L’Émergence de l’homme. Paris: Flammarion, 1991.
LÉVY, Pierre. Les technologies de l’intelligence, l’avenir da la pensée à l’ère informatique, Paris, La Découverte, 1990.
YVES Coppens, Le Singe. l’Afrique et l’homme. Paris: Fayard, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.