Hiperliteratura, sociedades hipertextuais e ambientes comunicacionais

Autores

  • Federico Casalegno Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3006

Palavras-chave:

Comunicação, Literatura, Digital

Resumo

Depois do aparecimento, em nosso cotidiano, das novas formas de telecomunicação e da Internet, a imprensa e os especialistas da mídia questionam-se sem descanso sobre o futuro da escrita e do livro: sobreviverão estes à avalanche das formas digitais de transmissão do saber? Os computadores eliminarão o suporte papel, transformando-o em luxo reservado a uma minoria de nostálgicos privilegiados? E, sobretudo, representará o ano 2000 o fim da era Gutenberg e o adeus aos livros?

Downloads

Biografia do Autor

Federico Casalegno, Sorbonne

Pesquisador ligado ao Centro de Estudos  sobre o atual e quotidiano (CEAQ)

Referências

BARTHES, Roland. S/Z, Paris, Seul, 1970.

______. Le Degré zéro de l’écriture, Paris, Seuil, 1972.

CASALEGNO, Federico. La Fête dans les réseaux de télécommunication: homo aestheticus télématicus. In: Agora, Paris: L’Harmattan, 1997.

DE KERCKHOVE, Derrick. La Civilisation vidéo-chrétienne, Paris: Retz, 1990.

LÉVY, Pierre. L’Intelligence collective. Paris: La Découverte, 1994.

LONDOW, P. Georg. Hipertext: the convergence of contemporary critical theory and technology, Baltimore, Ed. Johns Hopkins University Press, 1992.

MAFFESOLI, Michel. La Raison sensible. Paris: Grasset, 1995.

NELSON, Theodor H., Literary Machines, USA, Swarthmore, 1981.

PAPERT, Seymour. The Connected family. Longstreet, 1996.

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Casalegno, F. (2008). Hiperliteratura, sociedades hipertextuais e ambientes comunicacionais. Revista FAMECOS, 5(9), 32–36. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3006

Edição

Seção

Artigos