Construindo séries de TV complexas: a concepção diegética de Westworld
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28492Palavras-chave:
Narrativa complexa, série de TV, WestworldResumo
A nova era de ouro da televisão caracteriza-se principalmente por séries dramáticas intrincadas, com múltiplas tramas, temas áridos, diegese não convencional e produção com recursos técnicos, humanos (elencos, roteiristas, diretores, produtores) e orçamentários comparáveis às grandes produções do cinema. Por meio da análise da série Westworld (HBO, 2016), este artigo examina o contexto de sua produção e aspectos estruturantes da narrativa para entender como que os criadores construíram sua complexidade. Para tanto, a análise recorre aos estudos de Mittell sobre complexidade narrativa na TV e às reflexões sobre a imaginação de Bachelard e Durand. A conclusão é que a complexidade em Westworld é construída, entre outras estratégias, a partir de intrincadas concepções temporais e espaciais em sua diegese.Downloads
Referências
ANAZ, Sílvio. O arcaico e o contemporâneo em sense8: representaçõ es arquetípicas da diversidade. Intexto, n. 40, set/dez 2017.
BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BOX OFFICE MOJO. Disponível em: http://www.boxofficemojo.com/. Acesso em: 4 ago. 2017.
DELOS INCORPORATED. Disponível em: http://www.delosincorporated.com/#corpresources. Acesso em: 3 ago. 2017.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KALLAS, Christina. Na sala de roteiristas. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
LESLIE, Ian. Watch it while it lasts: our golden age of television. Financial Times, April 13, 2017. Disponível em: https://www.ft.com/content/68309b3a-1f02-11e7-
a454-ab04428977f9. Acesso em: 5 set. 2017.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
LOST. J.J. Abrams, Jeffery Lieber e Damon Lindelof. Estados Unidos: ABC. 2004-2010.
MITTELL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. Matrizes, Ano 5, n. 2, jan./jun. 2012.
______. Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. Nova York e Londres: New York University Press, 2015.
NEDEDOG, Jethro. The ‘Westworld’ season finale broke ratings records for HBO. Business Insider, 5 dez. 2016. Disponível em: http://www.businessinsider.com/westworld-season-one-finale-ratings-records-for-hbo-2016-12. Acesso em: 31 jul. 2017.
NIELSEN. Nielsen NNTV Program Report. Disponível em: http://www.nielsen.com/us/en/insights/news/2016/tops-of-2016-tv.html. Acesso em: 2 ago. 2017.
THE NUMBERS. Top-Selling DVDs in the United States 2016. Disponível em: http://www.the-numbers.com/home-market/dvd-sales/2016. Acesso em: 4 ago. 2017.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994.
SENSE8. Criadores: The Wachowskis e J. Michael Straczynski. Estados Unidos: Netflix. 2015-2017. Streaming.
STATISTA. Number of HBO subscribers worldwide from 2010 to 2016 (in millions). Disponível em: https://www.statista.com/statistics/329277/number-hbosubscribers/. Acesso em: 3 ago. 2017.
SHEPHERD, Jack. The 7 most expensive TV shows ever made: From Game of Thrones to Friends. The Independent, 9 mar. 2017. Disponível em: http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/tv/news/most-expensive-tv-showgame-
of-thrones-friends-the-get-down-crown-a7619996.html. Acesso em: 1 ago. 2017.
GOLDBERG, Lesley. HBO’s ‘Westworld,’ With $100 Million Price Tag, Faces Huge Expectations. The Hollywood Reporter, 1 out. 2016. Disponível em: http://www.hollywoodreporter.com/live-feed/hbos-westworld-100-million-price-934347. Acesso em: 1 ago. 2017.
THE Leftovers. Criadores: Tom Perrotta e Damon Lindelof. Estados Unidos: HBO. 2014-2017. Streaming.
TWIN Peaks. Criadores: David Lynch e Mark Frost. Estados Unidos: ABC, 1990-1991. Showtime, 2017. Streaming.
WESTWORLD. Criadores: Jonathan Nolan e Lisa Joy. Estados Unidos: HBO. 2016. Streaming.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.