Lições das Trevas: Herzog e Lovecraft em três documentários

Autores

  • Jamer Guterres de Mello Universidade Anhembi Morumbi
  • Lúcio Reis Filho
  • Laura Loguercio Cánepa

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28490

Palavras-chave:

Documentário, Werner Herzog, H.P. Lovecraft

Resumo

Neste artigo, propomos a existência de um diálogo entre três documentários dirigidos pelo cineasta Werner Herzog (O Homem Urso, 2005; Encontros no Fim do Mundo, 2007; Visita ao Inferno, 2016) com a noção de horror cósmico, desenvolvida pelo escritor e teórico da literatura H.P. Lovecraft (1890-1937), cuja produção tem se mostrado fonte recorrente de análises culturais e filosóficas. Em uma breve análise de elementos temáticos e discursivos presentes nos três documentários, buscamos lançar as bases de uma pesquisa ainda em andamento. A análise procura observar semelhanças específicas entre as narrativas de Herzog e Lovecraft, uma vez que ambos concebem suas obras de modo a miniaturizar a vida humana, resumindo-a à sua insignificância dentro de um universo infinito e hostil, sobre o qual pouco se conhece. Essa perspectiva cria não apenas ambientes fantásticos, mas também leva seus personagens aos limites da sanidade e, eventualmente, à loucura diante do desconhecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamer Guterres de Mello, Universidade Anhembi Morumbi

Jamer Guterres de Mello é pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, onde desenvolve projeto de pesquisa sobre as videoinstalações do artista e cineasta alemão Harun Farocki. Doutor em Comunicação e Informação pelo PPGCOM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lúcio Reis Filho

Lúcio Reis Filho é doutorando em Comunicação (Cinema e Audiovisual) pela Universidade Anhembi Morumbi - Bolsista CAPES-PROSUP, Mestre nessa mesma área pela UFJF (2012) e Historiador. Atualmente pesquisa a obra e o legado de H.P. Lovecraft.

Laura Loguercio Cánepa

Laura Loguercio Cánepa é jornalista e pesquisadora de cinema. É Doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-UFRGS (1996). Concluiu, em 2014, Pós-Doutorado no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP. Atualmente, atua como Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. 

Referências

AMES, Eric. Herzog, Landscape, and Documentary. Cinema Journal, University of Texas Press, v. 48, n. 2, p. 49-69, winter 2009.

BLACK, Andy. Crawling celluloid chaos – H. P. Lovecraft in cinema. Necronomicon: The Journal of Horror and Erotic Cinema. Book 1. London, UK: Creation Books, 1996.

DAVIS, Eric. Calling Cthulhu: H. P. Lovecraft’s Magick Realism. Gnosis: A Journal of the Inner Western Tradition, n. 37, Fall 1995.

ELDUQUE, Albert. As ruínas no cinema de Werner Herzog. In: XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo, USP, 2011.

ENCONTROS no Fim do Mundo (Encounters at the End of the World). Direção: Werner Herzog. Produtor: Ryan Andrew Evans. Produção independente, EUA, 2007,99min.

FELINTO, Erick. All Hail the Great Cthulhu: A segunda vida de H.P. Lovecraft, Filósofo Especulativo e Pós-Humanista. In: MONTEIRO, M.; GIUCCI, G; PINHO, D. (Orgs.). Eros, Tecnologia, Transhumanismo: Figurações Culturais Contemporâneas. Rio de Janeiro: Caetés, 2015, p. 121-142.

GARCIA, Yuri. Monstros Sagrados e Ciberculturais – H. P. Lovecraft e sua mitologia na cultura contemporânea. In: V Encontro Regional Sudeste de História da Mídia – Alcar Sudeste, 2016. Anais do V Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. Niterói, UFF, 2016.

HERZOG, Werner. The Minnesota Declaration: Lessons of Darkness. Walker Art Center, Minneapolis, Minnesota, Abril, 1999.

HOMEM Urso, O (Grizzly Man). Direção: Werner Herzog, EUA, 2005, 104 min.

HOUELLEBECQ, Michel. H. P. Lovecraft: Against the World, Against Life. São Francisco, EUA: McSweeney´s Books, 2005.

JOSHI, Sunand T. I am Providence: The life and times of H.P. Lovecraft. Nova York: Hippocampus Press, 2013.

______. (Org.). Black Wings of Cthulhu 2: Eighteen New Tales of Lovecraftian Horror. London: Titan Books, 2014.

KUTRIEH, Marcia G. The Cosmology of H. P. Lovecraft. Bulletin of the Faculty of Humanities and Social Sciences, Qatar University, n. 8, p. 37-49, 1985.

LOVECRAFT, Howard Phillips. The Complete Cthulhu Mythos Tales. New York: Barnes and Nobles, 2013.

______. Horror sobrenatural em literatura. Tradução de Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2007.

LUDUEÑA ROMANDINI, Fabián. H.P. Lovecraft: a disjunção no ser. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2013.

MIGLIORE, Andrew; STRYSIK, John. Lurker in the Lobby: A Guide to the Cinema of H.P. Lovecraft. Portland, EUA: Night Shade Books, 2006.

MITCHESON, Katrina. Truth, Autobiography and Documentary: Perpectivism in Nietzsche and Herzog. Film-Philosophy, v. 17, n. 1, p. 348-366, 2013.

PRAGER, Brad. The cinema of Werner Herzog: Aesthetic ecstasy and truth. Londres: Wallflower Press, 2011.

THACKER, Eugene. In the Dust of This Planet: Horror and Philosophy. UK/EUA: John Hunt Publishing, 2011.

TRIGG, Dylan. The flesh of the forest: Wild being in Merleau-Ponty and Werner Herzog. Emotion, Space and Society, v. 5, n. 3, p. 141–147, ago. 2012.

WELLS, H.G. A ilha do Dr. Moreau. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

VISITA ao Inferno (Into the Inferno). Direção: Werner Herzog. EUA, 2016, 104min.

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

Mello, J. G. de, Reis Filho, L., & Cánepa, L. L. (2018). Lições das Trevas: Herzog e Lovecraft em três documentários. Revista FAMECOS, 25(2), ID28490. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28490

Edição

Seção

Cinema