O Espelho: Infopropaganda britânica para Portugal e para o Brasil durante a I Guerra Mundial
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24332Palavras-chave:
O Espelho, Propaganda, JornalismoResumo
Cem anos passaram sobre o início da I Guerra Mundial, na qual intervieram países como Portugal e o Brasil. A imprensa, apelidada de “bala de papel”, tornou-se, uma peça central na propaganda para a formação de correntes de opinião pró e contra a guerra. A imprensa ilustrada foi particularmente relevante nesse processo. Esta pesquisa tem por objetivo descrever a forma como a revista britânica ilustrada O Espelho, redigida em português e difundida em Portugal e Brasil, apresentou a I Guerra Mundial. Concluiu-se que a revista se apresentava como informativa, mas que os seus textos e imagens são propagandísticos e anti-germânicos, o que se compreende sabendo-se que O Espelho foi uma das revistas ilustradas concebidas pelo War Propaganda Bureau para difundir universalmente os pontos de vista britânicos sobre o conflito.
Downloads
Referências
A REAÇÃO do Brasil. A louvável conduta do Governo Wenceslau Braz. O Espelho, Londres, p. 51-52, 21 abr. 1917.
CARVALHO. Reis de. Os Neutros e a paz. O Espelho, Londres, p. 180, 12 ago. 1916.
D’Arcanchy, Raul. A Germanização do Sul do Brasil. O Espelho, Londres, 3 jun. 1916, p. 86-87; 17 jun. 1916, p. 122; 1. jul. 1916, p. 138-139; 15 jul. 1916, p. 156-157; 29 jul. 1916, p. 173.
GILBERT, M. A Primeira Guerra Mundial. Lisboa: Esfera dos Livros, 2007.
JOSÉ VERÍSSIMO imensa perda para as Letras Brasileira. Morte de um Amigo dos Aliados. O Espelho, Londres, p. 3, mar. 1916.
LASSWELL, H. Propaganda Technique in the World War. Cambridge: The MIT Press, 1971.
MARQUIS, A. G. Words as Weapons: Propaganda in Britain and Germany During the First World War. Journal of Contemporary History, v. 13, n. 3, 1978, (467-498). Disponível em: http://www.jstor.org/stable/260205?origin=JSTOR-pdf
Acesso em: 24 jan. 2014.
MARRERO J. P. Under Propaganda Fire: Spain and the Great War. Proceedings War and propaganda in the XXth Century. (13-18). In: Rollo, Maria Fernanda, Pires, Ana Paula & Novais, Noémia Malva (Eds.). (2013). War and propaganda in the XXth Century [Electronic Document]. Lisboa: IHC, CEIS20. Disponível em: file:///C:/Users/ranielle/Downloads/War%20and%20Propaganda%20in%20the%20XXth%20Century.pdf
Acesso em: 14 jan. 2013.
MURPHY D. M.; WHITE J. F. Propaganda: Can a Word Decide a War? Parameters, posted in Small Wars Journal, (p.15-27), 2007. Disponível em: http://smallwarsjournal.com/blog/parameters-autumn-2007
Acesso em: 14 fev. 2012.
NAVARRO, F. (dir.) e outros. História Universal. v. 19. Lisboa: Salvat, Promoway e Público, 2005.
O BRASIL e a Inglaterra. O Espelho, Londres, p. 2, fev. 1916.
O CAFÉ brasileiro. O Espelho, Londres, p. 164, 28 jul. 1917.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.