65 anos de televisão: o conhecimento do telejornalismo e a função pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22638Palavras-chave:
Telejornalismo, Conhecimento, Função PedagógicaResumo
Neste artigo, discorremos sobre a função pedagógica do Jornalismo e os processos didáticos presentes nos telejornais. Entendemos esses processos como estratégias para produção de um conhecimento de fácil compreensão e referência para a vida em comunidade. Para isso, fizemos uma análise enunciativa de reportagens de economia e política, exibidas no Jornal Nacional, da Rede Globo, entre os dias 23 de dezembro de 2014 e 13 de janeiro de 2015. Percebemos que entre os recursos dessa (re)produção está o diálogo permanente entre elementos textuais, imagéticos, gráficos e sonoros, sustentados pelo rigor do método de apuração. A análise identifica na prática telejornalística procedimentos teóricos importantes para contribuirmos com o fortalecimento dos estudos sobre o jornalismo.
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