65 anos de televisão: o conhecimento do telejornalismo e a função pedagógica

Autores

  • Alfredo Pereira Vizeu Universidade Federal de Pernambuco
  • Laerte José Cerqueira da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22638

Palavras-chave:

Telejornalismo, Conhecimento, Função Pedagógica

Resumo

Neste artigo, discorremos sobre a função pedagógica do Jornalismo e os processos didáticos presentes nos telejornais. Entendemos esses processos como estratégias para produção de um conhecimento de fácil compreensão e referência para a vida em comunidade. Para isso, fizemos uma análise enunciativa de reportagens de economia e política, exibidas no Jornal Nacional, da Rede Globo, entre os dias 23 de dezembro de 2014 e 13 de janeiro de 2015. Percebemos que entre os recursos dessa (re)produção está o diálogo permanente entre elementos textuais, imagéticos, gráficos e sonoros, sustentados pelo rigor do método de apuração. A análise identifica na prática telejornalística procedimentos teóricos importantes para contribuirmos com o fortalecimento dos estudos sobre o jornalismo. 

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Biografia do Autor

Alfredo Pereira Vizeu, Universidade Federal de Pernambuco

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação PPGCOM/UFPE. Coordenador do Grupo Pesquisa em Jornalismo e Contemporaneidade do Programa

Laerte José Cerqueira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Comunicação no PPGCOM/UFPE. Pesquisador do Grupo Jornalismo e Contemporaneidade

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

Vizeu, A. P., & Cerqueira da Silva, L. J. (2016). 65 anos de televisão: o conhecimento do telejornalismo e a função pedagógica. Revista FAMECOS, 23(3), ID22638. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22638

Edição

Seção

Jornalismo