Categorização de blogs escritos por cientistas: uma proposta
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22090Palavras-chave:
Blogs de cientistas, estratégias enunciativas, discurso, divulgação científicaResumo
Apresenta-se uma proposta de categorização dos blogs escritos por cientistas, a partir da análise quantitativa de 1.329 posts de 43 blogs. A análise toma como parâmetros as seguintes características: função comunicacional, papel dos participantes e configuração discursiva. Propõe-se a existência de duas categorias de enunciação presentes nessas discursividades: do Cientista blogueiro divulgador, marcado por estratégias enunciativas de distanciamento e registros informativos (dividindo-se nas subcategorias de matéria de DC, agenda/mural) e do Cientista blogueiro protagonista, marcado por estratégias enunciativas de envolvimento e registros opinativos (subcategorias de agenda/vitrine, crítica, diário e pessoal). A emergência da categoria Cientista blogueiro protagonista em 75% do corpus permite classificar o blog como um espaço de expressão do self por meio da construção de uma imagem opinativa e subjetiva do cientista blogueiro.
Downloads
Referências
BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo cientifico: revisitando o conceito. In: Victor, C.; Caldas, G.; Bortoleiro, S (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p.157-78.
CALVO HERNANDO, Manuel. Periodismo Científico. Madrid: Editorial Paraninfo, 1992.
CHARAUDEAU, Patrick. Le dialogue dans un modèle de discours. Cahiers de Linguistique Française, n.17, Université de Genève, Suisse, 1995. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Le-dialogue-dans-un-modele-de.html. Acesso em: 3 out. 2014.
FAGUNDES, Vanessa. Science blogs: communication, participation and public engagement. In: Anais do 13th International Public Communication of Science and Technology Conference 5-8 May 2014, Salvador, Brazil.
GOMES, Isaltina. A divulgação científica em Ciência Hoje: características discursivo-textuais. 287f. Tese (Doutorado em Lingüística), Universidade Federal de Pernambuco, 2000.
GREGG, Melissa. Feeling Ordinary: Blogging as Conversational Scholarship. Continuum: Journal of Media and Cultural Studies, p. 147-160, 2006.
JURDANT, Baudouin. Ecriture, réflexivité, scientificité. Sciences de la société, Toulouse, n. 67, p.131-143, 2006a.
______. Falar ciência? In: VOGT, Carlos. (org). Cultura Científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, p. 44-55, 2006b.
KJELLBERG, Sara. I am a blogging researcher: motivations for blogging in scholarly context. First Monday, Bridgman, v. 15, n.8, 2 aug. 2010, Disponível em: http://firstmonday.org/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/article/view/2962/2580 Acesso em: 31 jan. 2014.
KOUPER, Inna. Science blogs and public engagement with science: practices, challenges, and opportunities. 2010. Disponível em: http://jcom.sissa.it/archive/09/01/Jcom0901(2010)A02. Acesso em: 08 fev. 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. Analyser les textes de communication. Paris: Armand Colin, 2014.
PORTO, Cristiane. Impacto da internet na difusão da cultura científica brasileira: as transformações nos veículos e processos de disseminação e divulgação científica. 2010. 97f. Tese (Doutorado) – Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.