Entre brechas, cortes e rasuras: relações étnico-raciais e censura cinematográfica na ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.2.19927Palavras-chave:
Cinema brasileiro, censura, raça, etnicidadeResumo
Este artigo pretende analisar como os órgãos de censura avaliavam os filmes brasileiros durante o regime militar vigente entre 1964 e 1985. Mais precisamente, abordaremos os casos de quatro filmes: Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969), Iracema, uma transa amazônica (Jorge Bondanzky e Orlando Senna, 1974), Compasso de Espera (Antunes Filho, 1975) e Tenda dos Milagres (Nelson Pereira dos Santos, 1976). Partindo desses casos, buscaremos verificar em que medida a representação de situações de conflito étnico-racial incomodavam os agentes da censura à época, uma vez que o regime militar era claramente guiado pelas doutrinas do luso-tropicalismo e do nacional-desenvolvimentismo.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana; São Paulo: Cortez, 2006.
APPADURAI, Arjun. The Past as a scarce resource. Man, v. 16, n. 2, 1981, p. 201-219.
BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2000.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. São Paulo, Bertrand Brasil, 2006.
CARVALHO, Noel dos Santos. Cinema e representação racial: o Cinema Negro de Zózimo Bulbul. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, 2006.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHOR, Marcos. A História do Projeto UNESCO: estudos raciais e ciências sociais no Brasil. Tese (Doutorado) - Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ), 1997.
ELIAS, Norbert & SCOTSON, Joan. Os Estabelecidos e os Outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo, Ed. 34, 2002.
LAPERA, Pedro Vinicius Asterito. A presença de “Iracema, uma transa amazônica” (1974) no cinema brasileiro. In: E-compós, Brasília, v. 11, n. 2, maio/ago 2008. Disponível em:
http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/304/280 < Acesso em 20 dez 2014 >
PINTO, Leonor E. Souza. Le cinema brésilien au risque de la censure imposée pendant la dictature militaire de 1964 à 1985. Tese (Doutorado) - École Supérieure d´Audiovisuel da Université de Toulouse, 2001. Disponível em: www.memoriacinebr.com.br
______. La résistance du cinema brésilien face à la censure imposée par le régime militaire au Brésil - 1964 / 1988. 2006. Disponível em www.memoriacinebr.com.br
______. Macunaíma: 16 anos de luta contra a censura. 2007. Disponível em: www.memoriacinebr.com.br
SIMÕES, Inimá. Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: SENAC, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.