Estratégias linguístico-discursivas de tratamento humorístico da morte em comerciais televisivos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19298Palavras-chave:
Discurso publicitário, Humor, MorteResumo
O texto procura compreender o emprego do humor pela publicidade quando anuncia produtos e serviços e os relaciona ao universo simbólico da morte. Objetiva-se entender estratégias linguísticodiscursivas presentes em comerciais televisivos que trazem a morte como figura central. A análise é alicerçada em pressupostos das teorias semânticas e em postulados teóricos identificados como pertencentes aos domínios da pragmalinguística. Pontuais contributos sociológicos, antropológicos e filosóficos auxiliam na compreensão de parte do legado histórico ocidental sobre a morte. Esta análise exploratória, de um conjunto de comerciais televisivos, indica que mesmo a despeito da seriedade da morte, seu emprego como tema central nas narrativas publicitárias contribui para quebrar a atual supremacia do sexo como elemento recorrentemente utilizado por práticas sociodiscursivas institucionalizadas.
Downloads
Referências
ARIÈS, P. História da morte no ocidente. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
ARISTÓTELES. De partibus animalium. Englisg translatio, e-book, The University of Adelaide. Disponível em: http://ebooks.adelaide.edu.au/a/aristotle/parts/ Acesso em: 15 set 2013.
BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1989.
BEARD, F. Humor in the advertinsing business. Theory, practice, and wit. Maryland: Rowman & Litllefield Publishers, 2008.
BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
CASTRO, M. L. D. de. Publicidade. O humor a serviço do mercado. Lumina, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 107-116, 2000. Disponível em: http://www.facom.ufjf.br/documentos/downloads/lumina/R5-ML%EDlia-HP.pdf Acesso em: 8 set. 2013.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
D`AMBROSIO, O. Rindo da Morte: Textos da literatura e da publicidade usam o humor para tratar de um tema tabu, o fim da vida. Jornal da Unesp, janeiro-fevereiro, 2006. Ano XX, n. 208. Disponível em: http://www.unesp.br/aci/jornal/208/morte.php Acesso em: 29 abr. 2013.
DUCROT, O. Pressuposição e alusão. Enciclopédia Einaudi. Vol 2, Linguagem – Enunciação. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984.
EISENDE, M. A meta-analysis of humor in advertising. Journal of the Acad. Mark. Sci. vol 37, n. 02, p. 191-203, 2009. Disponível em: http://libra.msra.cn/Publication/34410531/a-meta-analysis-of-humor-in-advertising Acesso em: 12 ago. 2013.
FASS, A. In Ads, Death Makes a Hasty Exit. New York Times, Media & Advertising, n. 5, november, 2001. Disponível em:
http://www.nytimes.com/2001/11/05/business/media/05ADCO.html Acesso em: 3 maio 2013.
FIGUEIREDO, C. Porque rimos: um estudo do funcionamento do humor na publicidade. Revista Comunicação & Sociedade, v. 33, n. 57, 2012. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/CSO/article//2833/2956 Acesso em: 8 set. 2013.
GIBSON, M. Death in advertising: the case of Lynx Metamorphosis. In: TASA Conference Proceedings, 2005, Australia. The Sociological Association of Australia TASA 2005 Conference Proceedings, 5-8 December, University of Tasmania, Australia, 2005. Disponível em: http://www.tasa.org.au/conferences/conferencepapers05/papers%20(pdf)/com_gibson.pdf Acesso em: 8 set. 2013.
GIACOIA JÚNIOR, O. A visão da morte ao longo do tempo. Simpósio Morte: valores e dimensões. Capítulo 1. Ribeirão Preto, São Paulo. 2005. Disponível em: http://www.cuidardeidosos.com.br/wpcontent/uploads/2008/10/A%0VISAO%20DA%20MORTE%20AO%20LONGO%20DO%20TEMPO.pdf Acesso em: 8 set. 2013.
GRICE, H. P. Presuposición e implicatura conversacional. Textos clásicos de pragmática. Compilación de textos y blibliografia de María Teresa Julio & Ricardo Muñoz. Madrid: Arco Libros, 1998.
HERNANDES, E. F. O riso da morte - Manifestações do humor na publicidade e na literatura. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP, São José do Rio Preto, São Paulo. Disponível em: http://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/letras/teses-e-dissertacoes/2005/ Acesso em: 15 nov. 2013.
MAINGUENEAU, D. Generalidades sobre análise do discurso. In: Possenti, S. & Souza-e-Silva, M. C. Cenas da Enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MANCEAU, D. & TISSIER-DESBORDES, E. La perception des tabous dans la publicité: l’impact des variables socio-démographiques. Décisions Marketing, n.16, janvier-avril, 1999. Disponível em: http://www.jstor.org/discover/10.2307/40592661?uid=2&uid=4&sid=21102616225187 Acesso em: 8 set. 2013.
MARTINS, Moisés.(2013). O corpo morto. Mitos, ritos e superstições. Revista Lusófona. de Estudos Culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies, v. 1, n. 1, p. 109-134. Disponível em: http://estudosculturais.com/revistalusofona/index.php/rlec/article//11
Acesso em: 20 out. 2014.
NEGRINI, Michele. A morte no horário nobre: a espetacularização da notícia no telejornalismo brasileiro. 2010. 248f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2588. Acesso em: 29 abr. 2013.
PIMENTEL, M. S. R. Cinismo na publicidade fúnebre: uma análise do discurso mercadológico da morte nos anúncios de jazigos. In: 60º GEL, 2012, São Paulo. Programação e Resumos do 60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL). São Paulo, USP, 2012. Disponível em: http://anais2012.cielli.com.br/pdf_trabalhos/1930_arq_1.pdf Acesso em: 16 nov. 2013.
PINTO, J.M. Comunicação e Discurso. São Paulo: Hacker Editores, 1999.
POSSENTI, S. Os humores da língua: análises lingüísticas de piadas. Campinas/SP: Mercado de Letras, 1998.
PROPP, Wladímir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.