O livro de mesa como dispositivo de reconhecimento sociocultural
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.3.19290Palavras-chave:
livro de mesa, coffee table book, TaschenResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o livro de mesa (também chamado de coffee table book) como parte de uma rede de dispositivo de reconhecimento sociocultural. A hipótese considerada é a de que, por serem dotados, sobretudo, de apelos visuais, esses títulos, a princípio, são colocados em evidência no ambiente como um recurso meramente decorativo, mas, de fato, o que se pretende é valer-se de tais obras emblemáticas para promover uma série de representações envolvendo aspectos estéticos, e assim revelar a persona de quem os exibe. O objeto, aqui simbolizado pelas obras da editora alemã Taschen, é interpretado a partir do conceito de dispositivo de Agamben. Para destacar as especificidades nos livros que despertam reconhecimento sociocultural, recorremos a estudos sobre o sistema de objetos, consumo, luxo e capital cultural. As obras são analisadas ainda como mercadorias com valores simbólicos e fetichistas.Downloads
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