Segunda tela e a reconfiguração das práticas comunicacionais no processo de fruição de televisão

Autores

  • Ana Sílvia Lopes Davi Médola Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP
  • Elissa Schpallir Silva Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19107

Palavras-chave:

Televisão, Segunda Tela, Social TV

Resumo

O desenvolvimento de dispositivos móveis de acesso à internet, aliado a uma cultura de convergência de meios de comunicação estabelece as bases para a introdução da segunda tela no processo de fruição de conteúdos televisivos. O presente artigo trabalha com a hipótese de que o uso da segunda tela pelos telespectadores é um recurso emergente que reconfigura práticas de consumo de televisão já consolidadas no tocante às formas de interação, socialização e a busca por conteúdos complementares. Abordam-se esses três elementos e as diferentes maneiras como eles se manifestam em relação à televisão, confirmando que essa nova práxis não traz apenas inovações, mas se estabelece sobre práticas culturais antigas.

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Biografia do Autor

Ana Sílvia Lopes Davi Médola, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Livre-docente em Comunicação Televisual. Doutorado em Comunicação e Semiótica. Docente do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Diretora da TV UNESP e líder do GEA - Grupo de Estudos Audiovisuais.

Elissa Schpallir Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Mestre em Televisão Digital pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Possui graduação em Comunicação Social - Radialismo. Membro do GEA - Grupo de Estudos Audiovisuais (UNESP).

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Publicado

2015-05-27

Como Citar

Lopes Davi Médola, A. S., & Schpallir Silva, E. (2015). Segunda tela e a reconfiguração das práticas comunicacionais no processo de fruição de televisão. Revista FAMECOS, 22(1), 145–164. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19107

Edição

Seção

Televisão