Mídia e Política: estratégias para a construção do “capital simbólico” dos políticos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.18431Palavras-chave:
Política, Ideologia, Meios de comunicação.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação ampla feita com atores políticos para identificar suas percepções sobre a importância da mídia na construção do fato político, tendo como método a Hermenêutica de Profundidade (HP), de John Thompson (2011). Nosso corpus de pesquisa foi composto por 14 entrevistas com políticos, distribuídos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, sendo 2 senadores da República, 6 deputados federais, 4 deputados estaduais e 2 vereadores. A filiação partidária foi assim delimitada: 6 integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT), 2 do Partido Progressista (PP), 2 do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), 2 do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), um do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e um do Partido Socialista Brasileiro (PSB). As narrativas demonstram os acordos e práticas ocultas aos eleitores/cidadãos. Revelamos como os meios de comunicação reafirmam sua capacidade de criar ou destruir carreiras políticas. A conclusão fundamental a que a investigação chega é que existe uma dissimulação orquestrada com o fim de manter relações assimétricas de poder, perpetuando ideologias dominantes.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. O que é Política? Fragmentos das obras póstumas compilados por Ursula Ludz. Tradução de Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
ARISTÓTELES. A Política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. Clássicos de Bolso Ediouro.
BUCCI, Eugênio. TV, Mídia e Espaço Público Mundial na Guerra dos EUA contra Bin Laden. In: BARROS FILHO, Clóvis (Org.). Comunicação na pólis – ensaios sobre mídia. Petrópolis: Vozes, 2002.
GUARESCHI, Pedrinho A. (Org.). A representação social da política. In: Os construtores da informação. Petrópolis: Vozes, 2003.
LEAL FILHO, Laurindo Lalo. A melhor TV do mundo. O modelo britânico de televisão. São Paulo: Summus, 1997.
MOSCOVICI, Serge. A invenção da sociedade: sociologia e psicologia. Tradução de Maria Ferreira. Petropólis: Vozes, 2011.
RANCIÉRE, Jacques. Os paradoxos da arte política. Paris: Ed. WMT; Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2008.
REIS, Heitor. A Contribuição da Psicologia para a mídia da resistência. In: Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2009.
RODRIGUES, C. Democracia: cinco princípios e um fim. São Paulo: Moderna, 1996.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução de Wagner de Oliveira Brandão. Petropólis: Vozes, 2012.
______. Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Tradução do Grupo de Estudos do Instituto de Psicologia da PUCRS. Petrópolis: Vozes, 2011.
______. A Nova Visibilidade. Tradução: Andrea Limberto. Revista Matrizes, n. 2, p. 15-38, abr. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.