Inovações estilísticas na telenovela: a situação em Avenida Brasil

Autores

  • Renato Luiz Pucci Junior Professor do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.16648

Palavras-chave:

Televisão brasileira, Telenovela, Cognitivismo

Resumo

Exame da telenovela Avenida Brasil (Globo, 2012), por meio da metodologia da análise audiovisual, com o objetivo de detectar inovações estilísticas. Com base no conceito de schemata, utilizado por pesquisadores de linha cognitivista, como Patrick C. Hogan e David Bordwell, procura-se indicar que um processo de revisão de paradigma ocorre na ficção televisiva brasileira, no sentido da renovação de características estilísticas consagradas pelo sucesso de décadas de produção. A análise parte da ideia, sustentada por Edgar Morin, de que a cultura de massa se caracteriza também por uma dinâmica de conservação e inovação. No período atual, algumas telenovelas brasileiras, de que Avenida Brasil é provavelmente o melhor exemplo, absorvem schemata audiovisuais testados no cinema e em outras mídias, reconfigurando-os segundo suas próprias necessidades narrativas e comunicacionais.

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Biografia do Autor

Renato Luiz Pucci Junior, Professor do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Doutor em Ciências da Comunicação pela USP-ECA, professor do Mestrado em Comunicação, da Universidade Anhembi Morumbi, autor de O Equilíbrio das Estrelas: Filosofia e Imagens no Cinema de Walter Hugo Khouri (Annablume, 2001) e de Cinema Brasileiro Pós-moderno (Sulina, 2008), além de artigos sobre cinema e televisão em periódicos como Contracampo, Fronteiras e E-Compós. Bolsista de produtividade do CNPq-PQ2.

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Publicado

2014-09-12

Como Citar

Pucci Junior, R. L. (2014). Inovações estilísticas na telenovela: a situação em Avenida Brasil. Revista FAMECOS, 21(2), 675–697. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.16648

Edição

Seção

Narrativa Ficcional