A legião dos rejeitados: notas sobre exclusão e hegemonias no cinema brasileiro dos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.15915Palavras-chave:
Cinema brasileiro, Distribuição, Indústria cinematográficaResumo
Este artigo retoma questões relacionadas ao desempenho dos filmes de longa metragem nacionais lançados no mercado de salas, entre os anos 2000-2009, os quais não atingiram a marca de 50 mil espectadores, propondo algumas reflexões sobre a ocorrência de processos hegemônicos e de exclusão que parecem ter se estabelecido no cinema brasileiro contemporâneo.
Downloads
Referências
BARONE, João Guilherme B. Reis e Silva. Comunicação e indústria audiovisual. Cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90. Porto Alegre: Sulina, 2009.
______. Distribuição e exibição. Exclusão, assimetrias e as crises do cinema brasileiro contemporâneo. In: PAIVA, Samuel; CÁNEPA, Laura; SOUZA, Gustavo. (Org.). XI Estudos de cinema e audiovisual SOCINE. São Paulo: SOCINE, 2010.
CRETON, Laurent. Économie du cinema: perspectives estratégiques. Paris: Bertrand Dreyfuss, 1995.
DIAS, Adriana; SOUZA, Letícia. (Org.). Film Business: o negócio do Cinema. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2010.
GATTI, André. O mercado cinematográfico brasileiro: uma situação global?. In: MELEIRO, Alessandra. (Org.). Cinema no mundo. Indústria, política e mercado. São Paulo: Escrituras e Iniciativa Cultural, 2007.
PHAM, Annika; WATSON, Neil; DURIE, John. The Film Marketing Handbook. Media Business School: Hampshire, 1993.
SILVA, Hadija Chalupe da. O filme nas telas. A distribuição do cinema nacional. São Paulo: Terceiro Nome, Iniciativa Cultural, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.