Celebridade, engajamento humanitário e a formação do capital solidário

Autores

  • Bruno Campanella Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.15908

Palavras-chave:

Celebridade, Capital Solidário, Campanhas Humanitárias

Resumo

Este artigo propõe a hipótese teórica de que a participação de celebridades em campanhas ambientais, sociais e humanitárias é capaz de produzir uma espécie de capital simbólico, chamado aqui de capital solidário, que pode ser acumulado e posteriormente convertido em capital econômico. O envolvimento nessas ações midiáticas solidárias ajuda na ampliação e na qualificação da visibilidade que as celebridades adquirem ao longo de suas carreiras. Ou seja, esse tipo de engajamento público oferece a artistas e personalidades da mídia uma nova dimensão àquilo que Heinich (2012) chama de capital de visibilidade: a dimensão qualitativa.

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Biografia do Autor

Bruno Campanella, Universidade Federal Fluminense

Professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres. 

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Publicado

2014-09-12

Como Citar

Campanella, B. (2014). Celebridade, engajamento humanitário e a formação do capital solidário. Revista FAMECOS, 21(2), 721–741. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.15908

Edição

Seção

Comportamento