A encenação do olhar no cinema da Nouvelle Vague
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14356Palavras-chave:
Enunciação, Cinema, Nouvelle VagueResumo
Em meados da década de 50, o cinema clássico americano entrava em crise, enquanto na França surgia a Nouvelle Vague, movimento cinematográfico liderado por jovens diretores e ex-críticos da revista Cahiers du Cinéma. Nomes como Jean-Luc Godard e François Truffaut promoviam a chamada “política dos autores”, que defendia a inclusão do diretor de cinema no panteão dos indivíduos-artistas, como pintores e escritores. Este trabalho aborda o discurso velado de defesa dessa política através dos filmes da Nouvelle Vague, que enunciavam a presença de seu diretor enquanto artista por trás da obra. Esse discurso era defendido através do olhar lançado para a câmera, um olhar que interpela e desafia o espectador. Nosso objetivo é investigar as práticas discursivas que evidenciaram essa tendência do cinema francês da época para reafirmar-se enquanto arte e enquanto produto do individualismo de alguém a quem se poderia chamar, tal qual ocorria nas outras artes, de “autor”.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.
BENVENISTE, Émile (1966). A Natureza dos pronomes. In: ______. Problemas de linguística geral 1. Campinas: Pontes, 1995.
CASETTI, Francesco. Inside the Gaze: The Film and Its Spectator. Bloomington-Indianapolis: Indiana University Press, 1991.
CINTRA, Ismael Ângelo. Marcas linguísticas do narrador. Revista Alfa, São Paulo,v. 25, p. 49-56, 1981.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
DIXON, Wheeler Winston. It looks at you: the returned gaze of cinema. Nova York: Sunny Press, 1994.
GARDIES, René. Compreende le cinema et les images. Lisboa, Portugal, 2006. Disponível em: http://www.olivreiro.com.br/pdf/livros/cultura/2661452.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.
GAUDREAULT, André; JOST, François. Enunciation and narration: a Companion to Film Theory, 1999. Disponível em: http://www.film.uzh.ch/download/lehrveranstaltungen/filmtheorie/Enunciation.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.
METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1971.
______. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
______. The Impersonal Enunciation, or the Site of Film (in the margin of recent work of enunciation in cinema. New Literary History, The Johns Hopkins University Press, v. 22, p. 747–772, 1991.
VERNET, Marc. The look at the camera. In: Cinema Journal. Texas, 1989. Disponível em: http://www.jstor. org/pss/1225117. Acesso em: 21 ago. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.