Mídia e obesidade infantil: uma discussão sobre o peso das propagandas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14304Palavras-chave:
Mídia, Consumo, ObesidadeResumo
Frente à epidemia mundial de obesidade, o Brasil ampliou a atenção em relação à má alimentação e ao excesso de peso. A obesidade infantil preocupa, pois, além de ser fator de predisposição para sérias comorbidades, reflete os hábitos alimentares inadequados das famílias e das comunidades. A mídia televisiva é considerada uma companhia ativa e majoritária na idade infanto-juvenil, frente aos prolongados períodos que as crianças assistem televisão. Vários estudos, e, entre esses, uma pesquisa realizada na cidade de Porto Alegre/RS, indicam que as propagandas interferem nas escolhas alimentares das crianças. Este artigo objetiva alertar sobre a importância da orientação à população quanto ao consumo adequado de alimentos. Cabe de antemão anunciar: não se trata da eleição de um “vilão”, a mídia tem um compromisso educativo fundamental sobre as crianças.
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