Capas de disco da gravadora Continental nos anos 1970: música popular e experimentalismo visual
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14287Palavras-chave:
Cultura, MPB, Gravadora ContinentalResumo
Neste artigo, proponho discutir as inovações de algumas capas de discos de um conjunto de artistas experimentais da MPB nos anos 1970, lançados pela gravadora Continental, sediada em São Paulo. Esses álbuns, cujo design tentou traduzir para o campo visual os projetos estéticos de compositores e músicos, foram inspirados na contracultura, na tentativa de criar novas formas de expressão durante a ditadura militar. Discos de quatro artistas serão analisados: Walter Franco, Tom Zé, Secos & Molhados e Novos Baianos. A capa de disco será pensada não apenas como embalagem comercial, mas como elemento de mediação estética, de gosto e de consumo, dentro do campo midiático da canção.Downloads
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2000.
CASTRO, Ruy. O homem que inventou a capa do disco. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 06 dez. 2003, Caderno 2, p. D-14.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DUARTE, Rogério. Rogério Duarte se textifica. In: COHN, Sergio (org). Rogério Duarte. Rio de Janeiro: Azougue, p. 92-107, 2009.
FRITH, Simon. The industrialization of popular music. In: LULL, James. (ed.). Popular music and communication. 2. ed. Newbury Park: Sage, p. 49-74, 1992.
IDART. Disco em São Paulo. Damiano Cozzela (coord.). São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura/Centro de Pesquisa de Arte Brasileira, 1980.
INGLIS, Ian. Nothing you can see that isn’t shown: the album covers of the Beatles. Popular Music, Cambridge, v. 20, n. 1, pp. 83-97, 2001.
JONES, Steve; SORGER, Martin. Covering music: a brief history and analysis of album cover design. Journal of Popular Music Studies, v. 11, n. 1, p. 68-102, 1999.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001.
KEIGHTLEY, Keir. Long play: adult-oriented popular music and the temporal logics of the post-war sound recording industry in the USA. Media, Culture & Society, v. 26, n. 3, p. 375-391, 2004.
MAGOU, Alexander B. The origins of the 45-rpm record at RCA Victor, 1939-1948. In: BRAUN, Hans-Joachim (ed). Music and technology in the twentieth century. 2. ed. Baltimore e London: Johns Hopkins University Press, 2002.
NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: CONGRESSO DA SEÇÃO LATINO-AMERICANA DA INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR THE STUDY OF POPULAR MUSIC. Anais... Disponível em: http://www.iaspmal.net/wp-content/uploads/2011/12/Napolitano.pdf. Acesso em: nov. 2012.
RODRIGUES, Jorge Luís Caê. Tinindo, Trincando: o design gráfico no tempo do desbunde. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, p. 72-103, jul./dez. 2006.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.
VICENTE, Eduardo. Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90. 2002. 349 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
VILLELA, Cesar G. A história visual da bossa nova. Rio de Janeiro: ADG Brasil/UniverCidade, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.