Gênero, linguagem e estratégias do discurso publicitário da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12903Palavras-chave:
Publicidade, gênero publicitário, novas linguagensResumo
O presente artigo desenvolve um apanhado acerca dos conceitos de discursos sociais, principalmente advindos de Eliseo Verón e Patrick Charaudeau, e aplica-os ao gênero publicitário, com vistas a suscitar questões que possam alimentar os estudos que interessem ao campo. Procura alinhar as referências tratadas com o momento em que a publicidade atual se encontra, de transformações e constantes mudanças de práticas e linguagens. A fim de ilustrar estas mudanças apresenta, ao final do estudo, a descrição de uma ação desenvolvida pela marca Olympikus, buscando identificar as estratégias empregadas por esse novo tipo de discurso publicitário.Downloads
Referências
CARRASCOZA, João Anznello; SANTARELLI, Christiane. Tramas publicitárias: narrativas ilustradas de momentos marcantes da publicidade. São Paulo: Ática, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. Le discours d’information médiatique: la construction du miroir social. Paris: Nathan, 1997.
______. À propos du genre publicitaire. In: CHARAUDEAU, Patrick. Language et discours. Paris: Hachette Université, 1983.
______. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: Ida Lucia Machado e Renato de Mello. Gêneros reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte, Nad/Fale-UFMG, 2004, consulté le 6 avril 2011 sur le site de Patrick Charaudeau – Livres, articles, publications. Disponível em: http://www.patrickcharaudeau.com/Visadas-discursivas-generos.html
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
VERÓN, Eliséo. La semiose social. Fragmentos de una teoría de la discursividad. Barcelona: Gedisa, 1996.
______. Quand lire, c’est faire: l´enonciation dans le discours de la presse ecrite. In: Semiotique II. Institut de Recherches et d´Etudes Publicitaires. Paris, 1983.
______. Semiosis de lo ideológico e del poder. Buenos Aires, Argentina: Universidad de Buenos Aires, 1997.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.