A construção da imagem do Brasil no exterior: um estudo sobre as rotinas profissionais dos correspondentes internacionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12901Palavras-chave:
Jornalismo internacional, correspondentes estrangeiros, agências internacionais, imaginário nacional, autorreferencialidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do jornalismo na construção do imaginário internacional. O fundamento teórico recorre aos conceitos de Antropojornalismo, Agenda Setting e Gatekeeping de autores emblemáticos como Hannerz, Said e Gans. O conteúdo empírico é resultado de pesquisas acadêmicas recentes e da longa trajetória profissional do autor como correspondente internacional na Europa e na América Latina. Acreditamos na hipótese de que a produção jornalística dos correspondentes e das agências de notícias, principalmente aquelas que formam o segmento televisivo, tem papel fundamental na construção da imagem do Brasil no exterior. Essa produção, no entanto, reflete um processo de autorreferencialidade ao privilegiar a imprensa brasileira como fonte primária de notícias utilizadas pelos correspondentes estrangeiros baseados no país.Downloads
Referências
ALLOWS, James; WOLFF, Fausto. Detonando a Notícia: como a mídia corrói a democracia americana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
BRASIL, Antonio. Telejornalismo, internet e guerrilha tecnológica. Rio de Janeiro: LCM, 2004.
______. A revolução das imagens. Rio de Janeiro: LCM, 2005.
______. Antimanual de jornalismo e comunicação. São Paulo: Ed. Senac-SP, 2007.
CAPONERO, Maria Cristina. A imagem do Brasil na Itália. 2007. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
BRITTO, Denise F. O papel do correspondente internacional na editoria exterior. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Intercom, 2003.
EMERY, E. História da Imprensa. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.
ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane. Gigantes invisíveis no telejornalismo mundial: agências internacionais de notícias e o ecossistema noticioso global. Brazilian Journalism Review, v. 7, n. 1, 2011.
FENBY, Jonathan. The international news service. Nova York: Schocken Books, 1986.
GANS, Herbert. Democracy and the news. Nova York: Oxford, 2003.
GOMIS, Lorenzo. Teoria del periodismo. Barcelona: Paidós, 1991.
GOYZUETA, Verônica; OGIER, Thierry et al. (orgs.). Guerra e imprensa: um olhar crítico da cobertura da guerra do Iraque. São Paulo: Summus, 2003.
HANNERS, Ulf. Foreign news. Chicago: Chicago Press, 2004.
HERMAN, Edward; CHOMSKY, Noam. Manufacturing consent. New York: Pantheon, 1988.
HESS, Stephen. International news & foreign correspondents. Washington: The Brookings Institution, 1996.
HOHENBERG, John. Foreign correspondence: the great reporters and their times. Syracuse: Syracuse University Press, 1995.
KNIGHTLEY, Philip. A primeira vítima: o correspondente de guerra como herói, propagandista e fabricante de mitos, da Criméia ao Vietnã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
NATALI, João Batista. Jornalismo internacional. São Paulo: Contexto, 2004.
SAID, Edward. O orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
______. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.