A construção da imagem do Brasil no exterior: um estudo sobre as rotinas profissionais dos correspondentes internacionais

Autores

  • Antonio Brasil UFSC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12901

Palavras-chave:

Jornalismo internacional, correspondentes estrangeiros, agências internacionais, imaginário nacional, autorreferencialidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do jornalismo na construção do imaginário internacional. O fundamento teórico recorre aos conceitos de Antropojornalismo, Agenda Setting e Gatekeeping de autores emblemáticos como Hannerz, Said e Gans. O conteúdo empírico é resultado de pesquisas acadêmicas recentes e da longa trajetória profissional do autor como correspondente internacional na Europa e na América Latina. Acreditamos na hipótese de que a produção jornalística dos correspondentes e das agências de notícias, principalmente aquelas que formam o segmento televisivo, tem papel fundamental na construção da imagem do Brasil no exterior. Essa produção, no entanto, reflete um processo de autorreferencialidade ao privilegiar a imprensa brasileira como fonte primária de notícias utilizadas pelos correspondentes estrangeiros baseados no país.

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Como Citar

Brasil, A. (2013). A construção da imagem do Brasil no exterior: um estudo sobre as rotinas profissionais dos correspondentes internacionais. Revista FAMECOS, 19(3), 775–794. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12901

Edição

Seção

Jornalismo