Por que a Nova Teoria é uma forma diferente de se pesquisar o jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12900Palavras-chave:
Jornalismo, manipulação, comunicação, metáporo, contínuo mediático atmosféricoResumo
O presente ensaio ilustra como os estudos de jornalismo podem ser realizados por meio do paradigma metapórico de comunicação, a saber, o estudo da atuação da imprensa em sincronia com a ocorrência do próprio Acontecimento comu-nicacional. Para isso utiliza-se o exemplo do filme Mera coin-cidência (1997), em que se relata a construção fictícia de um fato político visando à reeleição do presidente dos Estados Unidos.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. À l’ombre des majorités silencieuses, ou la fin du social. Paris: Utopie, 1978.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO, Theodor et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril, 1975.
FIGUEIREDO, Luís Claudio. Tempo na pesquisa dos processos de singularização. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 15-33, 2002. Disponível em: http://www.psi.puc-rio.br/LuisClaudioTempo.html Acesso em: 15 nov. 2013.
HABERMAS, Jürgen. Strukturwandel der Öffentlichkeit. Neuwied: Luchterhand, 1965.
LAZARSFELD, Paul; KATZ, Elihu. Personal influence: The part played by people in the flow of mass communication. [s.l.]: Transaction, 1955.
LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.
MARCONDES FILHO, Ciro. Ser jornalista: O desafio das tecnologias e o fim das ilusões. São Paulo: Paulus, 2009.
MORIN, Edgar. O Método 4. As ideias. Habitat, vida, costumes, organização. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1998.
NOELLE-NEUMANN, Elisabeth. The spiral of silence: A theory of public opinion – Our social skin. Chicago: University of Chicago press, 1984.
SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2003.
WATZLAWICK, Paul. La réalité de la réalité: Confusion, desinformation, communication. Paris: Seuil, 1988.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.