Transformações societais e mutações dos sistemas educativos e culturais: abordagem comparativa Oriente/Ocidente
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12888Palavras-chave:
Educação, Sociedades, ImagináriosResumo
As sociedades da Vila Planetária estão, hoje, em confronto com mutações rápidas e irreversíveis. Elas questionam, de forma dramática, as relações dos sistemas educativos em seus ambientes sociopolíticos. Após a passagem de sociedades tradicionais marcadas pela ideia de comunidade e ordenadas pelos códigos da logosfera, aquelas da Modernidade sustentadas pelos Estados Nações e pelos referentes de uma graphosfera, a organizadora de toda a vida cultural e institucional, nós vivemos, de agora em diante, uma nova transformação numa Pós Modernidade, as múltiplas refe-rências na pluralidade dos modos de pertencimento e de ex-pressão, acelerados pelas redes no momento da Galáxia Internet. Com isso em mente, a questão das relações Oriente/Ocidente é, talvez, uma das possíveis possibilidades de leitura para repensar a edução como sistema cultural e intercultural. Examinaremos, nesse sentido, a ruptura epistemológica do final do século 12, quando “o Ocidente escolhe seu destino fastiano” (Durand) e com base nas nossas análises sociais, antropológica e contemporânea, tentaremos alojar a relação com as rupturas atuais que encontramos na esfera social, nos códigos e nas linguagens para mostrar as implicações nos imaginários sociais em ação, entre o Oriente e o Ocidente, os quais nos obrigam a repensar os sistemas educativos agora no plural.Downloads
Referências
ARDOINO, Jacques. Education et politique. Paris: Anthropos, 2001.
______. Propos actuels sur l’Education. Paris: L’Harmattan, 2004.
ARON, Raymaond. Dix huit leçons sur la société industrielle. Paris: Gallimard, 1962.
AURELL, Martin. Le chevalier lettré. Paris: Fayard, 2011.
BALANDIER, Georges. Le dédale. Paris: Fayard, 1994.
BERTIN, Georges. La Pierre et le Graal. Paris: Véga, 2006.
______. La quête du saint Graal et l’Imaginaire. Condé sur Noireau: Éditions Charles Corlet, 1997.
BESNIER, Jean-Michel. Demain les post humains. Paris: Fayard, 2010.
CASTELLS, Manuel. La Galaxie Internet. Paris: Fayard, 2001.
CASTORIADIS, Cornélius. La montée de l’insignifiance, les carrefours du labyrinthe IV. Paris: Le Seuil, 1996.
______. Figures du pensable, Paris: Le Seuil, 1999.
CAZENEUVE, Jean. Dix grandes notions de sociologie. Paris: Le Seuil, 1991.
CERTEAU, Michel de. Les Cultures Populaires. Paris: Privat. 1971.
CHAUNU, Pierre. La civilisation de l’Europe des Lumières. Paris: Arthaud Flammarion, 1982.
DELALANDE, Marie José. Le mouvement théosophique en France, 1876-1921. Thèse de doctorat d’histoire contemporaine. Université du Maine, 2007.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.