A contribuição da mídia para o desenvolvimento sustentável: o caso dos pescadores da Catalunha, Espanha e de Corumbá, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.1.11619Palavras-chave:
Comunicação, desenvolvimento, inclusãoResumo
O texto produzido pelos professores da Universidade Autônoma de Barcelona é resultado do projeto de pesquisa realizado na Catalunha, especificamente, na cidade de Vilanova i La Geltrú e, no Brasil, na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. O trabalho faz uma importante reflexão sobre as contribuições da mídia, em geral, no desenvolvimento das comunidades de pescadores nas duas regiões. Os autores partiram da experiência e convivência com os dois grupos de pescadores, diante da importância que essas comunidades têm para o desenvolvimento local, como duas áreas que têm na pesca seu principal recurso econômico. Aliado a este fato, um fator se mostrou relevante para a pesquisa, qual seja, a escassez do produto e a extinção dessa atividade econômica.Downloads
Referências
RODRIGUEZ BRAVO, Ángel; MONTOYA VILAR, Norminanda; MAS MANCHÓN, Lluís e VIANNA, Ruth Penha Alves. El papel de la inclusión comunicativa sobre el potencial de desarollo: análisis comparativo de las comunidades de pescadores del Litoral Catalán con las de la Cuenca del Río Paraguay. Alicante: Editorial Club Universitario, 2012. 210p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.